Categorias Notícias

Pastilhas de freio: quando devemos trocá-las?

Se você já passou pela situação de perceber um barulho estranho e uma dificuldade em conseguir frear rapidamente o seu veículo, saiba que o seu carro pode estar com problemas na pastilha de freio. Mas não se preocupe, nesse artigo você vai descobrir o que são as pastilhas de freio e ainda, quando devem ser trocadas.

Esse item é utilizado juntamente com o disco de freio e assim que acionado, consegue realizar a parada do veículo, seja no sinaleiro, em engarrafamento ou mesmo, em outras situações.

Caso você tenha dúvidas sobre a importância ou funcionalidade das pastilhas, assim como, sobre o momento adequado em que deve ser realizada a troca, hoje você vai conseguir sanar essas principais dúvidas.

O que são as pastilhas de freio

As pastilhas de freio possuem grande importância para o bom funcionamento de um veículo, especialmente para os modelos que possuem o sistema de freio à disco.

São essas peças por vezes consideradas pequenas, mas que tem uma grande responsabilidade, uma vez que estão atuando juntamente com o sistema de frenagem do veículo.

Com a utilização correta, é possível realizar a parada segura do carro ou moto, em qualquer circunstância.

Para isso,saiba que é necessário verificar esse item também com certa periodicidade, podendo ser realizada inclusive, nas manutenções periódicas de um veículo.

Qual a importância das pastilhas de freio

Seja em moto ou carro as pastilhas de freio, possuem elevada importância, pois são elas as principais responsáveis para fazer com que o veículo pare no momento exato e com toda a segurança, que o motorista e seus passageiros necessitam.

A partir do momento em que o condutor pisa no freio, são acionadas as pastilhas, para que elas entrem em atrito com o disco de freio e dessa forma, consigam parar com segurança o veículo.

Quando as pastilhas de freio devem ser trocadas?

Se você tem dúvidas quanto ao período de troca das pastilhas de freio, vamos mostrar agora diferentes situações em que você pode identificar a necessidade dessa troca.

Uma das principais maneiras de ficar atento com relação à troca das pastilhas, é a quilometragem do veículo.

Para veículos que já estão mais rodados, é indicado que a cada 5.000km seja realizada a revisão e troca desse item.

No entanto,em casos em que o veículo já está chegando entre 30.000 km ou 40.000 rodados e ainda não foi realizada a troca das pastilhas, é obrigatório que essa atividade seja realizada.

Tente verificar qual a quilometragem do seu veículo e não se esqueça de que, as pastilhas quando são trocadas e estão novas, conseguem proporcionar segurança e precisão enquanto você dirige, para frear e parar o carro, sempre que necessário.

Outro fator que você também poderá identificar para verificar a necessidade da troca é o barulho que o veículo pode fazer, no caso de as pastilhas já estarem muito gastas.

Sabendo que as pastilhas pressionam o disco de freio, para conseguir parar o carro é possível ouvir um barulho por vezes muito agudo, a cada vez em que o freio é acionado.

Quando acontecer isso ao dirigir, você precisa ficar atento à troca das pastilhas defreio.

Já para quem possui carros mais novos e modernos, não precisa se preocupar muito com a quilometragem ou mesmo, com o barulho que pode escutar enquanto dirige. Em veículos mais modernos, existem um painel indicador, que poderá ser acionado assim que for necessário realizar a troca.

Seja em qualquer uma dessas três situações, saiba que você não deve deixar para depois e a melhor atitude a ser realizada, é a troca imediata desse item, proporcionando novamente toda segurança necessária para você dirigir tranquilamente o seu veículo e ainda, conduzir os passageiros.

Referência: BS Auto Center

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Dicas de cuidados com o seu carro antes de viajar

Todo mundo gosta de uma boa e velha viagem, não é mesmo? Trata-se de um período de lazer com a…

2 semanas atrás

Realidade Virtual transforma público do GP de F1 em piloto

Já imaginou pilotar um carro de Fórmula 1 sem sair do lugar? Pois é esta a sensação que o empreendedor…

2 semanas atrás

Como evitar problemas na hora da vistoria veicular

Chegou a época mais temida para todos aqueles que são motoristas: a vistoria veicular. E não adianta justificar que não…

4 semanas atrás

Viagem de avião ou viagem de carro – quais os prós e contras para um itinerário de menos de 500 km

Na hora de escolher a melhor forma de viajar é preciso levar em consideração a distância, quantidade de pessoas, tempo…

1 mês atrás

Leilão de carros: como funciona

Um leilão de carros se parece bastante com outras modalidades de aquisição por arremate. No entanto é necessário conhecer algumas…

2 meses atrás

Conheça nossa lista dos 11 carros mais rápidos do mundo

Você sabe quais são os carros mais rápidos do mundo? Conheça nossa lista e descubra o motivo deles serem chamadas…

2 meses atrás