Troca de óleo do carro: Existem vários cuidados que devem ser adotados para manter o carro devidamente conservado. A revisão dos pneus, a regulagem dos chassis, a lavagem periódica, são apenas alguns dos cuidados que você deve ter com o seu automóvel.
Além desses já citados, há outro que também deve receber a atenção adequada: a periodicidade da trocas de óleo do carro. Efetuar a troca de óleo contribui muito para a vida útil do motor.
Qualquer automóvel, pode ser um Fiat Uno, ou qualquer outro também sofre as consequências de uma lubrificação mal feita.
Entre as consequências estão o aumento de consumo de combustível, redução de desempenho e problemas no motor. Por isso, é necessário sempre que possível, averiguar o nível do óleo no instante em que você for abastecer o automóvel.
Na maioria dos casos, os motoristas se baseiam apenas de acordo com a quilometragem, o que nem sempre é o ideal.
Existem alguns fatores que influenciam a periodicidade ideal da troca de óleo do carro. Em carros que rodam com pouca frequência, por exemplo, eles estão menos submetidos a mudanças de temperatura e permanecem pouco no trânsito.
Em tais casos em que a rodagem do veículo é considerada pouca, a troca pode ser efetuada a cada 10 mil ou até 15 mil km, pois a exigência do motor é menor. Na prática, a troca deve ser feita há cada seis meses.
Porém, em carros que rodam com mais frequência e passam um bom tempo no trânsito, as trocas podem ser feitas a cada cinco ou até km, reduzindo assim o período em que as trocas devem ser efetuadas.
Situações em que o motorista utiliza o carro com frequência na estrada, ou reside em regiões de calor intenso ou fica constantemente preso em engarrafamentos, fazem com que o prazo da troca de óleo do carro possa ser reduzido até pela metade da frequência normal.
Além de saber o tempo ideal para a realização da troca de óleo do carro, é pertinente também conhecer algumas outras dicas sobre esse assunto. Sendo assim, muitas dúvidas podem ser sanadas.
Cada marca de automóvel possui o seu manual do proprietário. Isso vale tanto para o Chevrolet Corsa, por exemplo, quanto para algum outro veículo. Por isso, consultar esse documento é uma boa dica para saber o período de troca de óleo do carro.
O tempo ideal de troca de óleo varia de carro para carro e no manual do proprietário você pode obter tais informações. Por isso, é importante dar uma boa conferida nele.
O tempo estipulado para a realização da troca varia de acordo com a base do óleo do seu veículo. De uma forma geral, ela deve acontecer da seguinte maneira:
– Óleo de base mineral: a cada 5 mil km
– Óleo semissintético: a cada 10 mil km
– Óleo sintético: a cada 20 mil km
Se a troca de óleo do carronão for realizada de acordo com o prazo da quilometragem indicada, a tendência é que o veículo passe a apresentar problemas. Um deles é o aumento gradual do consumo de combustível.
Além disso, caso a ausência de troca persistir, outros danos mais graves poderão afetar o seu automóvel, tais como as eventuais falhas de motor e até mesmo a fundição do mesmo.
Digamos que o seu automóvel seja o Renault Sandero. É importante saber qual é o óleo específico para ele. É um equívoco grave misturar óleos distintos, pois pode provocar um mal funcionamento do motor.
Outra consequência indesejada é que o lubrificante, com o passar dos meses, passa a perder a viscosidade existente entre as peças. Isso contribui para o desgaste e a vida útil das mesmas.
De uma forma geral é possível dizer que o período entre as trocas deve ser realizado de 6 em 6 meses. Porém, existem alguns fatores que fazem com que as trocas sejam feitas antes.
Entre as condições que contribuem para que a troca de óleo do carro seja efetuada antes do prazo normal está o uso frequente do veículo. Muitas viagens por estradas e até o calor excessivo são fatores que pedem uma troca antecipada de óleo.
Outro fator que exige uma revisada é a ocorrência de uma enchente, já que ao passar com o carro por uma rua alagada, por exemplo, o nível do óleo pode ser afetado. Por isso, esse é um caso que merece atenção.
Se preferir, a verificação do óleo do automóvel pode ser feita por você mesmo, porém ao fazer isso é necessário adotar algumas medidas básicas de cuidado para evitar possíveis transtornos.
Um dos requisitos essenciais é efetuar a verificação com o motor do automóvel devidamente frio e desligado. Com isso, você evita entrar em contato com o óleo em temperatura elevada.
É pertinente também que o carro esteja estacionado em locais planos. Dessa maneira, você vai ter uma precisão certa da quantidade de óleo que o seu automóvel apresenta no momento.
Se você mesmo for efetuar esse procedimento, tenha em mãos um pano, pois a vareta deverá ser limpa durante o processo. Vale lembrar que é preciso não deixar resíduos do pano na vareta, pois isso pode trazer danos para o motor.
Em seguida, coloque a vareta limpa no medidor e a retire de novo. Com isso, você vai obter uma noção real e precisa do nível de óleo que o carro apresenta naquele momento.
Preste atenção também no horário mais adequado para efetuar a verificação do óleo. O ideal é que a medida seja realizada antes de ligar o carro. Sendo assim, um bom horário pode ser durante o turno da manhã.
Já parou para pensar que um simples elemento poderia ser tão importante para o seu carro? Sem ele, o carro apresenta sérios problemas com o tempo, por isso nunca deixe de revê-lo.
Sabe aquele amigo ou conhecido que acha que carro é só dirigir e pronto? Que tal enviar esse artigo para ele saber como é importante fazer a troca do óleo?
Por que é importante realizar a manutenção preventiva do veículo de forma periódica? Em primeiro lugar, é preciso ter em…
As caminhonetes também estão sendo projetos de investimento no setor de veículos elétricos. Atualmente, há algumas versões já disponíveis e…
Hoje nós iremos descobrir quanto tempo dura a lâmpada do farol do carro. De fato, é previsto por lei que…
Se você está pensando em introduzir as vans no seu modelo de negócio, saiba que existem algumas diferenças entre elas…
Em outra oportunidade, já escrevemos sobre dicas para escolher o pneu certo para o seu carro. Hoje o foco será…
Como comprar pneus com desconto? Saiba quais as principais dicas para realizar a compra de pneus novos e como economizar!…