Categorias Notícias

Troca de óleo do carro: quando deve ser feita?

Troca de óleo do carro: Existem vários cuidados que devem ser adotados para manter o carro devidamente conservado. A revisão dos pneus, a regulagem dos chassis, a lavagem periódica, são apenas alguns dos cuidados que você deve ter com o seu automóvel.

Além desses já citados, há outro que também deve receber a atenção adequada: a periodicidade da trocas de óleo do carro. Efetuar a troca de óleo contribui muito para a vida útil do motor.

Qualquer automóvel, pode ser um Fiat Uno, ou qualquer outro também sofre as consequências de uma lubrificação mal feita.

Entre as consequências estão o aumento de consumo de combustível, redução de desempenho e problemas no motor. Por isso, é necessário sempre que possível, averiguar o nível do óleo no instante em que você for abastecer o automóvel.

Na maioria dos casos, os motoristas se baseiam apenas de acordo com a quilometragem, o que nem sempre é o ideal.

Fatores que influenciam na troca do óleo

Existem alguns fatores que influenciam a periodicidade ideal da troca de óleo do carro. Em carros que rodam com pouca frequência, por exemplo, eles estão menos submetidos a mudanças de temperatura e permanecem pouco no trânsito.

Em tais casos em que a rodagem do veículo é considerada pouca, a troca pode ser efetuada a cada 10 mil ou até 15 mil km, pois a exigência do motor é menor. Na prática, a troca deve ser feita há cada seis meses.

Porém, em carros que rodam com mais frequência e passam um bom tempo no trânsito, as trocas podem ser feitas a cada cinco ou até km, reduzindo assim o período em que as trocas devem ser efetuadas.

Situações em que o motorista utiliza o carro com frequência na estrada, ou reside em regiões de calor intenso ou fica constantemente preso em engarrafamentos, fazem com que o prazo da troca de óleo do carro possa ser reduzido até pela metade da frequência normal.

Dicas sobre a troca de óleo

Além de saber o tempo ideal para a realização da troca de óleo do carro, é pertinente também conhecer algumas outras dicas sobre esse assunto. Sendo assim, muitas dúvidas podem ser sanadas.

Dê uma olhada no manual do seu carro

Cada marca de automóvel possui o seu manual do proprietário. Isso vale tanto para o Chevrolet Corsa, por exemplo, quanto para algum outro veículo. Por isso, consultar esse documento é uma boa dica para saber o período de troca de óleo do carro.

O tempo ideal de troca de óleo varia de carro para carro e no manual do proprietário você pode obter tais informações. Por isso, é importante dar uma boa conferida nele.

Atenção para o prazo de efetuar a troca de óleo do carro

O tempo estipulado para a realização da troca varia de acordo com a base do óleo do seu veículo. De uma forma geral, ela deve acontecer da seguinte maneira:

– Óleo de base mineral: a cada 5 mil km

– Óleo semissintético: a cada 10 mil km

– Óleo sintético: a cada 20 mil km

Se a troca de óleo do carronão for realizada de acordo com o prazo da quilometragem indicada, a tendência é que o veículo passe a apresentar problemas. Um deles é o aumento gradual do consumo de combustível.

Além disso, caso a ausência de troca persistir, outros danos mais graves poderão afetar o seu automóvel, tais como as eventuais falhas de motor e até mesmo a fundição do mesmo.

A importância da identificação correta do óleo para o seu carro

Digamos que o seu automóvel seja o Renault Sandero. É importante saber qual é o óleo específico para ele. É um equívoco grave misturar óleos distintos, pois pode provocar um mal funcionamento do motor.

Outra consequência indesejada é que o lubrificante, com o passar dos meses, passa a perder a viscosidade existente entre as peças. Isso contribui para o desgaste e a vida útil das mesmas.

Algumas condições diminuem o prazo para a troca de óleo do carro

De uma forma geral é possível dizer que o período entre as trocas deve ser realizado de 6 em 6 meses. Porém, existem alguns fatores que fazem com que as trocas sejam feitas antes.

Entre as condições que contribuem para que a troca de óleo do carro seja efetuada antes do prazo normal está o uso frequente do veículo. Muitas viagens por estradas e até o calor excessivo são fatores que pedem uma troca antecipada de óleo.

Outro fator que exige uma revisada é a ocorrência de uma enchente, já que ao passar com o carro por uma rua alagada, por exemplo, o nível do óleo pode ser afetado. Por isso, esse é um caso que merece atenção.

Caso você mesmo for checar o nível de óleo do seu carro

Se preferir, a verificação do óleo do automóvel pode ser feita por você mesmo, porém ao fazer isso é necessário adotar algumas medidas básicas de cuidado para evitar possíveis transtornos.

Um dos requisitos essenciais é efetuar a verificação com o motor do automóvel devidamente frio e desligado. Com isso, você evita entrar em contato com o óleo em temperatura elevada.

É pertinente também que o carro esteja estacionado em locais planos. Dessa maneira, você vai ter uma precisão certa da quantidade de óleo que o seu automóvel apresenta no momento.

A maneira correta para fazer a verificação do óleo

Se você mesmo for efetuar esse procedimento, tenha em mãos um pano, pois a vareta deverá ser limpa durante o processo. Vale lembrar que é preciso não deixar resíduos do pano na vareta, pois isso pode trazer danos para o motor.

Em seguida, coloque a vareta limpa no medidor e a retire de novo. Com isso, você vai obter uma noção real e precisa do nível de óleo que o carro apresenta naquele momento.

Preste atenção também no horário mais adequado para efetuar a verificação do óleo. O ideal é que a medida seja realizada antes de ligar o carro. Sendo assim, um bom horário pode ser durante o turno da manhã.

Conclusão

Já parou para pensar que um simples elemento poderia ser tão importante para o seu carro? Sem ele, o carro apresenta sérios problemas com o tempo, por isso nunca deixe de revê-lo.

Sabe aquele amigo ou conhecido que acha que carro é só dirigir e pronto? Que tal enviar esse artigo para ele saber como é importante fazer a troca do óleo?

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Viagem de avião ou viagem de carro – quais os prós e contras para um itinerário de menos de 500 km

Na hora de escolher a melhor forma de viajar é preciso levar em consideração a distância, quantidade de pessoas, tempo…

2 semanas atrás

Leilão de carros: como funciona

Um leilão de carros se parece bastante com outras modalidades de aquisição por arremate. No entanto é necessário conhecer algumas…

3 semanas atrás

Conheça nossa lista dos 11 carros mais rápidos do mundo

Você sabe quais são os carros mais rápidos do mundo? Conheça nossa lista e descubra o motivo deles serem chamadas…

3 semanas atrás

Quer saber se você está apto para fazer o exame teórico do Detran? Faça uma simulação da prova!

Enfrentar o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) costuma ser preocupante para a maioria das pessoas…

1 mês atrás

Carros clássicos que marcaram os anos 70 e 80

Em meio a tanta tecnologia que temos hoje em dia nos carros não podemos nos esquecer deles. Estes modelos foram…

1 mês atrás

Guia de segurança no carro para bebês e crianças – Adequado para 0-12 anos

A segurança de uma criança em qualquer tipo de veículo é simples e depende, exclusivamente, do uso adequado dos sistemas…

1 mês atrás