Categorias Notícias

Seguro automotivo: perfil, franquia e valor de apólice

Seguro automotivo: bater a sua Hilux certamente é uma das maiores dores de cabeça que existe. Quem já esteve presente em uma situação como esta nunca vai esquecer. Ainda mais se for uma colisão com outro veículo.

No momento do acidente, muitas preocupações vêm à tona. A reação do outro condutor, contatos do mesmo, informações sobre o respectivo veículo, guincho, boletim de ocorrência, etc. É muito estresse e perda de tempo. Isso, claro, se a batida não resultar em feridos.

É muito estresse e perda de tempo. Isso, claro, se a batida não resultar em feridos.

Infelizmente, quem dirige está sujeito a vivenciar essa desagradável experiência. É por isso que ter um seguro automotivo é fundamental para amenizar o transtorno causado pelo acaso.

O seguro é usado para reduzir os prejuízos financeiros em caso de roubo e furto do veículo ou se houver um acidente envolvendo o seu carro.

Dependendo da apólice contratada, o seguro indeniza os danos materiais do veículo e pessoais das vítimas, se houver – do segurado e de terceiros.

O que é perfil?

O perfil dos segurados se trata de uma ferramenta elaborada pelas seguradoras para filtrar as características de seus clientes e, a partir daí, poderem orçar o valor correto da apólice do seguro.

São obtidos parâmetros que permitem avaliar, de forma precisa, o risco particular de cada caso ao precificar, de maneira adequada, proposta por proposta.

No seguro de automóvel, a faixa etária, sexo e tipo de utilização do veículo estão diretamente ligados ao risco do carro se envolver em acidentes.

Esse risco pode estar relacionado, por exemplo, à região em que a pessoa mora/circula e se a pessoa tem ou não garagem nos locais onde deixa o veículo.

Lembrando que o questionário de avaliação de risco sempre deve ser respondido corretamente e sem a omissão de qualquer tipo de informação.

Esteja consciente de que o seguro é um contrato que é baseado na boa fé e, na falta disso, o pagamento da indenização pode ficar comprometido.

– Seguro sem a necessidade do condutor traçar um perfil é possível?

Sim, é o chamado seguro sem perfil, que tem cobertura só contra furto e roubo. Para vocês terem uma ideia, há alguns tipos de seguro sem perfil nos quais o segurado tem seu veículo protegido contra casos de roubo e furto por um prêmio a partir de 79 reais ao mês.

Para vocês terem uma ideia, há alguns tipos de seguro sem perfil nos quais o segurado tem seu veículo protegido contra casos de roubo e furto por um prêmio a partir de 79 reais ao mês.

Essa, então, acaba sendo até uma escolha bem mais em conta que um seguro compreensivo e ideal para quem busca proteger o próprio veículo, mas não pode bancar um seguro mais abrangente.

Em caso de perda total, você ainda pode ter direito a uma indenização que vai de acordo com o valor da tabela Fipe.

Além disso, alguns tipos de seguro sem perfil oferecem de forma adicional ao do valor da tabela Fipe planos de assistência 24hrs com guincho de até cem quilômetros.

O que é franquia?

seguro automotivo
Foto: Seguro Auto

Franquia nada mais é que o valor em dinheiro pelo qual os segurados são responsáveis em situações de sinistro em que não ocorra a indenização de forma integral. Tudo bem que pode parecer complicado falando assim, de início, mas pode ter certeza que não é.

Isso significa, por exemplo, que caso você bata a sua Hilux, e os reparos acabem sendo avaliados em cinco mil reais e a sua franquia seja de mil e quinhentos reais, você vai ficar responsável por pagar mil e quinhentos reais do conserto e a seguradora cobre os três mil e quinhentos reais restantes.

– Qual o valor da franquia do seguro?

É importante falar que não existe um valor fixado para a franquia de seguros automotivos. É que esse valor depende de muitos fatores, como o perfil do condutor e o modelo do veículo, por exemplo.

Será somente com as informações repassadas à seguradora que a mesma poderá fazer um cálculo personalizado, da mesma forma que é feita a análise do preço do seguro.

É bom lembrar também que o valor da franquia sempre será informado na apólice e esse dado deve ser comunicado ao segurado no momento da contratação.

– Posso contratar um seguro sem franquia?

Não, porque a franquia é obrigatória na contratação de um seguro automotivo e deve ser definida antes de finalizar a apólice.

É por esse motivo que se torna fundamental conhecer a diferença entre cada um dos tipos de franquia para realizar a melhor escolha possível.

– Quais os tipos de franquia existentes?

Existem três tipos de franquia:  a normal, a reduzida e a ampliada.

A franquia normal possui um valor equilibrado entre a franquia e o prêmio, enquanto que a reduzida tem um preço um pouco menor, mas em contrapartida o valor do prêmio aumenta.

A franquia ampliada, por sua vez, possui um custo mais elevado e um prêmio reduzido.

– Quando você não deve pagar a franquia?

Em casos de perda total do veículo e em situações como incêndio, queda de raios, explosões e reparos a carros de terceiros, é proibido cobrar o valor da franquia, ainda que tenha havido apenas perda parcial do bem.

Além disso, toda vez que o motorista bate o veículo, a primeira ação a ser feita é encaminhar o automóvel para uma oficina, a fim de que seja montado um orçamento do conserto.

Caso o valor do orçamento seja menor que o da franquia, então não valerá a pena acionar o seguro.

Por exemplo, se um condutor bateu o seu veículo e a franquia dele for de três mil, só que o conserto custa dois mil e quinhentos, ele não deve acionar o seguro do automóvel, pois o valor do reparo ficou abaixo do preço da franquia (ou seja, não faz sentido pagar a mais pelo mesmo tipo de serviço).

Como é possível calcular o valor da apólice?

O prêmio ou valor da apólice do seguro de carros varia conforme a marca, o tipo, o ano, a região de circulação do veículo, o perfil dos condutores, o valor de reparo das peças e o uso do veículo.

Resumindo, são vários os fatores que podem influenciar na maneira como é calculado o valor do seguro de seu automóvel.

É por isso que é bom ficar atento a todos esses detalhes citados no nosso post e nunca se esquecer de procurar ser absolutamente sincero ao repassar as informações sobre o seu perfil para a cotação do seguro.

Não perca tempo e compartilhe agora mesmo o post nas suas redes sociais!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

É Necessário Aplicar Pesquisa de Satisfação no Setor Automotivo?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta de gestão que deve ser aplicada em todos os setores. Engana-se quem pensa…

2 semanas atrás

Como escolher seu 4×4

Você gosta de viver aventuras dentro do seu carro? Quer curtir a natureza e o off-road, mas seu carro não…

2 semanas atrás

Saiba como comprar seu carro ou moto usado com segurança!

Vai trocar de carro? Precisa de uma moto nova? Semi-novos e usados sempre são uma opção interessante para o bolso.…

3 semanas atrás

Conheça o compressor de ar-condicionado Denso para Chevrolet e Fiat

Ter um ar-condicionado automotivo atualmente é extremamente útil, seja para o uso do veículo naqueles dias de clima mais intenso,…

3 semanas atrás

Como escolher entre carro ou moto – Qual é melhor pra você?

A decisão entre comprar um carro ou uma moto é sempre muito difícil. Se, por um lado, um carro oferece…

1 mês atrás

Dicas para montar uma loja de som automotivo

Está querendo começar uma loja de som automotivo, mas ainda não sabe como fazer isso ao certo e está perdido…

1 mês atrás