Categorias Notícias

Guia de segurança no carro para bebês e crianças – Adequado para 0-12 anos

A segurança de uma criança em qualquer tipo de veículo é simples e depende, exclusivamente, do uso adequado dos sistemas de retenção.

Neste artigo desenvolvemos um guia prático e fácil de seguir para ter crianças seguras e felizes dentro de um automóvel.

Princípios básicos de retenção para crianças

Pequenos de até sete anos devem viajar em um sistema de retenção (assentos próprios) para crianças. A partir de sete anos já podem usar o cinto de segurança de um adulto, mas apenas se forem grandes o suficiente para usá-lo com segurança. É quando as crianças têm pelo menos 1,45 metros de altura.

Isso significa que a segurança infantil no carro começa com a escolha cuidadosa, o encaixe adequado e o uso sempre do sistema de retenção infantil adequado à idade e tamanho da Criança.

Ela estará pronta para passar para um assento para crianças maiores quando os ombros atingirem mais do que o marcador de altura do ombro encontrado nos sistemas de cadeirinhas.

Hoje em dia existem protetores de pescoço que são encaixados nas cadeirinhas ou também no encosto do carro e promovem uma segurança maior no pescoço da criança,principalmente quando ela dorme.

Segurança do carro: cintos de segurança

No Brasil, é ilegal dirigir ou viajar de carro sem o cinto de segurança devidamente ajustado e colocado. Também é ilegal e perigoso transportar crianças e bebê no colo em um carro particular, mesmo se o adulto estiver usando cinto de segurança. Além disso, nunca se deve compartilhar o cinto de segurança com uma criança ou outro passageiro.

O adulto condutor e passageiro deve sempre dar um bom exemplo para as crianças, sempre usando seu próprio cinto de segurança . As crianças aprendem mais observando os adultos ao seu redor.

O ideal é começar a dirigir somente quando todos os cintos de segurança estiverem afivelados. Nunca conduzir enquanto as correias de retenção da criança estiverem soltas ou torcidas. Caso a criança remova o cinto, pare o carro e feche as correias ou fivelas novamente. Explique oque você está fazendo.

Ao viajar com um assento vazio no carro, aperte o cinto de segurança ao redor dele para impedir que o assento machuque alguém no caso de um acidente de carro.

Deve-se restringir qualquer animal de estimação viajando solto no automóvel. Existem acessórios próprio para animais de estimação que podem ser protegidos com cinto de segurança ou gravata de bagagem. Isso protege não apenas o animal de estimação, mas também qualquer passageiro no carro.

Onde as crianças devem se sentar em carros?

Existem requisitos legais mínimos para onde as crianças podem sentar-se em veículos a motor:

  • Crianças menores de quatro anos não devem viajar no banco da frente se um carro tiver duas ou mais filas de assentos.
  • Se todos os outros assentos estiverem sendo usados ​​por crianças com menos de sete anos de idade, crianças de quatro a sete anos de idade poderão viajar no banco da frente usando um assento elevatório aprovado para a frente e um cinto de segurança devidamente apertado e ajustado.

A fila de trás dos assentos é o lugar mais seguro no carro – a criança deve se sentar na fileira de trás sempre que possível. Se houver extrema necessidade de sentar a criança no banco da frente, ajuste-o o mais para trás possível para protegê-la de ferimentos se os airbags estiverem ativados. Alguns veículos vem com sistema de desativação do airbag do passageiro.

Dicas extras para a segurança no carro

Aqui estão algumas dicas de segurança extras ao viajar de carro:

  • Garanta que a criança sempre mantenha braços, pernas e cabeça dentro do carro quando estiver em movimento ou estacionado na beira da estrada.
  • Ative as travas de portas à prova de crianças para que o pequeno não saia quando o carro estiver em movimento ou parado. Esses bloqueios geralmente estão dentro da maioria das portas do carro. Verifique o manual do seu carro.
  • Mantenha itens soltos no porta-luvas ou presos no porta malas. Itens soltos podem voar em um acidente e aumentar o risco de ferimentos.
  • Se seu carro tiver ISOFIX aprenda a usá-lo na cadeirinha (sistema para a conexão de equipamentos de retenção de crianças por meio da ancoragem. Diferentemente do sistema usado na maioria dos veículos brasileiros: fixação da cadeirinha infantil ou bebê conforto por meio do cinto de três pontos).

Sempre segure as mãos de crianças pequenas nas ruas. As crianças precisam de supervisão de adultos em torno de ruas e estradas até os dez anos de idade.

Manter seu filho feliz no carro

Dirigir com crianças entediadas e infelizes no carro pode dificultar a concentração e a direção com segurança. As dicas a seguir podem ajudar:

  • Converse enquanto você dirige. Conversar ajuda a passar o tempo e distrai a criança. Discuta o que você fará quando chegar ou aponte pontos turísticos pela janela. Você também pode cantar o CD de música favorito do seu filho, recitar algumas canções de ninar ou reproduzir uma história em áudio.
  • Elogie a criança por um bom comportamento no carro, como manter o cinto de segurança afivelado, se divertir e não mexer nas travas do carro sozinhas. Mencione o bom comportamento várias vezes durante a jornada.
  • Forneça muitas distrações seguras, como livros ou áudio, e jogos ou livros macios para brincar. Lanches e bebidas são uma boa ideia se a criança estiver em uma cadeirinha infantil voltada para a frente, onde você poderá vê-la e examiná-la.
  • Encoste o carro se seu filho precisar de atenção.
  • Faça pausas regulares a cada duas horas, ao dirigir, para minimizar a angústia dos passageiros e a fadiga do motorista.

Crianças com necessidades adicionais

Se você tem um filho com necessidades adicionais, como uma condição médica ou deficiência física, pode haver exceções às regras de trânsito de retenção de crianças.

Profissionais de saúde como terapeutas ocupacionais podem trabalhar com sua família para escolher a melhor cadeirinha para seu filho ou modificar um assento para que seu filho possa usá-lo. Somente profissionais de saúde podem modificar as restrições, recomendar acessórios ou sugerir assentos especializados.

Nunca deixe uma criança sozinha em um carro

Deixar uma criança sozinha, trancada em um carro em qualquer dia -mesmo por um curto período – pode ser fatal. A temperatura dentro de um carro pode subir rapidamente para níveis perigosos .

As crianças correm mais riscos de problemas relacionados ao calor do que os adultos, porque podem perder líquidos muito rapidamente e desidratar, levando a insolação e potencialmente à morte.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Artigo escrito pela equipe da PetitPapillon Bebê & Criança

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Viagem de avião ou viagem de carro – quais os prós e contras para um itinerário de menos de 500 km

Na hora de escolher a melhor forma de viajar é preciso levar em consideração a distância, quantidade de pessoas, tempo…

2 semanas atrás

Leilão de carros: como funciona

Um leilão de carros se parece bastante com outras modalidades de aquisição por arremate. No entanto é necessário conhecer algumas…

3 semanas atrás

Conheça nossa lista dos 11 carros mais rápidos do mundo

Você sabe quais são os carros mais rápidos do mundo? Conheça nossa lista e descubra o motivo deles serem chamadas…

3 semanas atrás

Quer saber se você está apto para fazer o exame teórico do Detran? Faça uma simulação da prova!

Enfrentar o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) costuma ser preocupante para a maioria das pessoas…

1 mês atrás

Carros clássicos que marcaram os anos 70 e 80

Em meio a tanta tecnologia que temos hoje em dia nos carros não podemos nos esquecer deles. Estes modelos foram…

1 mês atrás

Lei do Insulfilm 2019: quais são as regras para o uso de películas automotivas?

Estar por dentro das leis de trânsito é uma das muitas obrigações dos condutores e proprietários de veículos. Ao conhecer…

2 meses atrás