Categorias Notícias

Confira as 8 principais dicas de segurança que você deve seguir na estrada

Vai fazer aquela viagem de carro tão esperada? Então, certamente, você já deve saber que, apesar de parecer algo simples, algumas dicas de segurança na estrada são essenciais para que o passeio seja só alegria e tranquilidade — sem nenhum problema no carro ou no percurso.

De fato, trafegar em vias urbanas, em que há várias sinalizações, é bem menos complicado que pegar uma estrada. Em rodovias, o cenário é bem diferente, o limite de velocidade é maior e requer mais reflexo e concentração para a redução de velocidade e para as freadas nos momentos oportunos.

Diante disso, alguns cuidados e medidas de segurança são essenciais para que a sua viagem seja perfeita desde o início e só traga recordações incríveis. Algumas delas são manter a distância do veículo da frente, observar o que o outro faz, conhecer bem o trajeto e fazer a revisão do carro.

Neste texto, você vai conhecer dicas de segurança essenciais para colocar em prática sempre que pegar a estrada. Continue a leitura e confira!

1. Planeje a viagem

Qualquer viagem de carro, para ser bem-sucedida, requer um planejamento com pesquisas quanto ao trajeto e aos locais úteis que a estrada oferece, como hotéis, restaurantes e postos de gasolina. Dessa forma, é possível tornar a jornada previsível quanto ao tempo que ela levará, bem como saber os locais onde serão feitas as refeições e onde será realizado o abastecimento.

2. Faça uma revisão geral

Fazer uma revisão antes de se aventurar em uma estrada é fundamental para uma viagem segura e sem maiores surpresas. Por isso, antes de qualquer coisa, busque o seu mecânico de confiança para checar as condições do carro e os componentes fundamentais que garantem a segurança no trajeto.

A verificação deve envolver os sistemas mecânico e elétrico, os freios, o estado dos pneus (que devem estar calibrados), o balanceamento, a troca de óleo, entre outros procedimentos que devem ser considerados antes de seu passeio. O ar-condicionado do veículo também merece uma atenção especial, já que ficará ligado por horas.

3. Cheque os equipamentos de segurança do carro

Uma das medidas mais importantes para a tranquilidade de seu passeio é checar os itens de segurança do veículo. Comece por verificar se todos eles constam no carro e se estão funcionando adequadamente.

Eles devem estar em perfeita performance, garantindo um trajeto totalmente seguro, tanto para quem está no interior do veículo quanto para quem está fora dele. Confira quais são eles:

macaco;

estepe (devidamente calibrado); setas;

luz de freio; faróis;

limpador de para-brisa; cinto de segurança;

espelhos;

airbag;

extintor de incêndio; entre outros.

4. Respeite os limites de velocidade

Respeitar os limites de velocidade em estradas é algo negligenciado por muitos motoristas. Na verdade, a estrada sem sinais e com o trânsito livre facilita uma maior velocidade. Diante disso, o que o motorista deve ter em mente é que, se surgir algo na sua frente, ele precisará de um tempo hábil para frear sem que ocorram derrapagens.

Além disso, manter-se em uma velocidade constante e dentro dos limites ideais para a estrada também vai ajudar a economizar gasolina, principalmente se o seu percurso for bem longo.

O motorista deve saber a velocidade ideal para transitar na estrada, que não pode ser acima do limite e nem abaixo dele — o que também causa muitos problemas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é importante que a velocidade mínima seja respeitada — ela não pode ser inferior à metade do limite máximo.

5. Mantenha uma distância segura do veículo da frente

A distância entre os carros que trafegam em uma estrada deve ser suficiente para, se ocorrer um imprevisto, permitir uma freada segura — são as chamadas: distância de reação (distância necessária até que o motorista acione os freios) e distância de frenagem (distância percorrida após o acionamento dos freios).

Para facilitar, existe a regra dos dois segundos, que é bem prática e pode ser utilizada para determinar essa distância. Veja como fazer:

identifique um ponto de referência no percurso, como uma árvore;

quando o veículo que estiver à frente passar por ele, comece a contar;

conte dois segundos devagar. Uma boa forma de fazer isso é articular seis palavras, como: cinquenta e um, cinquenta e dois.

6. Faça ultrapassagens com segurança

Uma das principais dicas de segurança na estrada é fazer ultrapassagens de forma cautelosa. Tendo em vista que essa manobra depende de muita atenção do motorista, o ideal é que se faça com total confiança e nunca por impulso.

A primeira recomendação para uma ultrapassagem sem problemas é garantir uma distância segura do veículo que será ultrapassado. Ao mesmo tempo, é recomendável verificar o tráfego — observando tanto os veículos que estão na frente quanto os que estão atrás de seu carro. Nunca se esqueça de ligar a seta para demonstrar aos outros condutores a sua intenção.

Outra orientação importante no momento de uma ultrapassagem é verificar se não existe nenhum veículo no ponto cego do retrovisor — como uma moto. Observe, também, as placas e os demais sinalizadores para ultrapassar um automóvel sem problemas.

Ter conhecimento sobre a capacidade do motor do carro é outra garantia para não desistir da ação no meio do caminho — o que pode ser bem desastroso.

7. Atente aos sinais dos outros motoristas

Dirigir um carro em segurança na estrada requer também saber se comunicar com os outros condutores. Dito isso, é bom lembrar que existem alguns sinais de interação entre eles que tornam os percursos mais seguros. Confira alguns exemplos:

dar duas buzinadas: dois toques rápidos e curtos querem dizer agradecimento;

piscar os faróis: indica um problema à frente, que pode ser o tráfego parado após uma curva, queda de barreira, entre outros;

piscar três vezes o farol, colocando a mão para baixo e mantendo os dedos abertos: quatro dedos indicam animais na pista, dois dedos indicam pessoas;

apontar o dedo indicador para baixo: indica que há galhos de árvore, buracos ou outro objeto que possa oferecer algum risco, entre outros.

8. Contrate um seguro

Pensar em um seguro de carro é essencial para a proteção contra acidentes, furtos e roubos. Essa é uma medida de segurança que, por um valor acessível, garante uma proteção a mais para os condutores de veículos. Buscar uma corretora de seguros bem-conceituada no mercado é o primeiro passo para garantir mais essa tranquilidade.

Como você conferiu neste artigo, seguir essas dicas de segurança na estrada vai garantir que a sua viagem seja incrível e extremamente proveitosa.

Gostou deste post? Então, conheça a Humber Seguros que garante, além da segurança, mais tranquilidade em qualquer viagem pelas estradas brasileiras. Para isso, é só acessar o site da empresa!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Quanto custa a troca de óleo e onde fazer?

A troca de óleo deve ser realizada em uma oficina mecânica e custa, em média, R$230. A troca de óleo…

4 dias atrás

Consórcio de Auto realmente vale a pena?

A crise econômica trouxe à tona tempos de desafios para todos nós. Entretanto, nossas conquistas não precisam ficar de lado,…

2 semanas atrás

Câmbio Automático ou Automatizado? Com qual tipo de câmbio é mais fácil de dirigir?

Reparou que de alguns anos para cá os câmbios automáticos e automatizados começaram a conquistar espaço no mercado? Hoje em…

1 mês atrás

Pagar parcela antecipada de financiamento de carro vale a pena?

Você já se perguntou se pagar parcela antecipada de financiamento de carro vale a pena? Afinal, essa é uma opção disponível…

2 meses atrás

Vale a pena comprar o carro Onix 2020 da Chevrolet?

Você já se perguntou se vale a pena comprar o carro Onix 2020 da Chevrolet? Para muita gente, deve valer.…

4 meses atrás

Como cuidar do carro no inverno

Você sabe como cuidar do carro no inverno? Se não, então precisa aprender. Afinal, a época mais fria do ano…

6 meses atrás