Categorias Notícias

Com qual frequência devo fazer a revisão do carro?

A revisão do carro deve ser executada periodicamente, pois isso garante que você possa se deslocar com segurança. Para motoristas que gostam de viajar com frequência, a revisão é ainda mais importante.

A revisão também evita complicações com a justiça e prejuízos maiores ao seu veículo. Entenda como funciona os procedimentos, cuidados que devem ser tomados, entre outros.

Como devo preservar meu carro diariamente?

Embora a revisão seja necessária, existem alguns procedimentos diários que podem ser adotados pelo motorista para preservar o seu automóvel. Eles funcionam como uma manutenção preventiva.

Verifique sempre o nível do óleo, de preferência no período da manhã e antes de ligar o motor, assim você terá certeza que todo o óleo desceu para o cárter. É importante que a troca do óleo não seja feita com o motor frio, pois quando ele está quente o calor faz com que o fluxo de óleo aumente e evite que fiquem vestígios no motor.

Aguarde entre 5 a 10 minutos para todo o óleo descer e utilize a vareta para verificar o nível.

Também é aconselhável utilizar combustível de boa procedência para que seu motor não seja danificado. Utilizar o carro sem óleo ou sem água, pode danificá-lo para sempre.

Como funciona o procedimento de revisão do carro?

A revisão do carro funciona como um “checkup médico”, onde o mecânico analisa todos os detalhes do automóvel: verifica toda a parte elétrica, hidráulica, mecânica, alinhamento das rodas, se as engrenagens das marchas estão funcionando corretamente – tudo para garantir a sua segurança.

Depois de todas estas análises, o mecânico ou qualquer outro profissional responsável pela revisão irá apresentar um relatório com todos os problemas identificados, juntamente com as possíveis soluções.

Este tipo de análise traz benefícios tanto para o cliente quanto para o prestador de serviço, já que ambos serão beneficiados pela redução de custos provocada pela precisão das informações.

O que será verificado?

Normalmente a revisão do carro começa no alinhamento e balanceamento do veículo. Isso porque a má qualidade das ruas brasileiras faz com que os automóveis se desgastem mais rápido.

Então se o seu carro estiver desalinhado, todo o peso do veículo pode ficar concentrado em apenas um lado, o que vai provocar um desgaste maior do pneu, eixo, engrenagem etc.

A pintura é uma grande preocupação dos motoristas, já que os carros ficam expostos ao sol e chuva, além de estarem sujeitos às falhas de outros condutores que podem provocar arranhões no seu carro. Na revisão, este tipo de problema também pode ser solucionado.

O óleo do motor, o filtro de combustível, os fusíveis, as luzes, o estado dos pneus – tudo será revisado para garantir a segurança do motorista.

Com que frequência devo fazer a revisão?

Não existe uma regra. Lembre-se que a revisão do carro é diferente da inspeção veicular, que era obrigatória até 2018.

O indicado é que a revisão seja feita a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. Porém, como há um conjunto de mecanismos para fazer com que o carro funcione perfeitamente, seguem algumas dicas para você solicitar para uma revisão mais adequada ao seu carro:

  • substituição do filtro de combustível para carros com mais de 15 mil km;
  • substituir o filtro do ar-condicionado para automóveis com quilometragem acima de 15 mil km;
  • substituir o filtro de ar do motor a cada 15 mil km;
  • é muito importante verificar e substituir o fluido de freio a cada 20 mil km;
  • as velas de ignição também devem ser substituídas a cada 20 mil km.

Conforme a quilometragem vai subindo, também crescem o número de peças que devem ser revisadas e substituídas, por isso é importante realizar a revisão do carro dentro do tempo estipulado.

Quais os cuidados com o carro antes de viajar?

O motorista precisa estar ciente que durante a viagem ele terá que dirigir por longas horas e dificilmente terá muitas opções de mecânicos, principalmente se estiver dirigindo pela madrugada, sendo mais difícil encontrar ajuda.

Por isso, antes de iniciar a sua viagem leve seu automóvel em um profissional de confiança e solicite a verificação dos seguintes itens:

  • se os freios estão funcionando corretamente;
  • nível da água no reservatório;
  • se o estepe está em perfeitas condições;
  • o estado dos pneus e a calibragem, assim você não ficará refém do estepe;
  • quantidade de óleo no motor.

Embora a revisão esteja ligada à quantidade de quilômetros rodados, para evitar surpresas desagradáveis, procure revisar o seu carro todos os anos. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Escolhendo o melhor local para a revisão!

O mais indicado é que você busque pela indicação de pessoas próximas ou pela reputação da empresa em sites especializados.

A Casa Grande Auto Shopping investe nos melhores equipamentos e está sempre inovando e qualificando o seu time de colaboradores. Desta forma, pode oferecer o melhor serviço para aos seus clientes.

Então, aproveite a visita ao nosso blog lendo agora mesmo o conteúdo “Auto peças e dicas de manutenção para seu veículo” e não perca a oportunidade de conhecer mais sobre esse assunto!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como o SEO ajuda a vender carros usados

Foi-se o tempo em que bastava ter apenas um site na internet para poder ter a chance de vender mais…

1 dia atrás

A importância da Educação Financeira na hora de comprar um carro

O carro sempre foi, e continua sendo, um dos principais sonhos do brasileiro. Todo ano é feita uma pesquisa chamada…

4 dias atrás

Os cuidados na hora de negociar o seguro de carro

Contratar um bom seguro de carro é muito importante para proteger condutores de acidentes, furtos e roubos. Se você quer…

3 semanas atrás

Quebrando Mitos: Gasolina x Álcool

Texto por Ricardo Arcuri. O fato de estarmos num País cheio de recursos naturais é como ser técnico de um…

1 mês atrás

5 dicas de como escolher o pneu certo para o seu carro

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? É possível que não saiba. Afinal, são diferentes tipos,…

1 mês atrás

Nova ferramenta: Concessionárias agora podem detectar mais facilmente probabilidade de inadimplência

Acaba de ser lançado no mercado a ferramenta Score que ajuda pequenas e médias empresas com questões de segurança e gestão de…

1 mês atrás