Categorias Notícias

Como garantir a renovação do seguro do meu veículo?

Renovação do seguro do meu veículo: As mudanças na rotina devem ser comunicadas para evitar prejuízos futuros.

Que a maioria dos brasileiros é apaixonada por carros todos nós sabemos. Por isso, junto com a paixão está crescendo a busca pela proteção desse bem tão adorado.

Com os crescentes índices de violência e a rotina agitada nas grandes cidades, os motoristas não estão livres de serem surpreendidos ao se envolver em um acidente de trânsito ou fazer parte das estatísticas de roubos e furtos de veículos.

Por isso, a procura pelo seguro automotivo apenas cresce, e as pessoas não ficam um dia sequer sem garantir os seus bens, buscando renovar com antecedência a apólice para evitar prejuízos.

Se a data da sua renovação da apólice está se aproximando, confira algumas informações importantes que devem ser repassadas para a seguradora para garantir a cobertura total do seu veículo em caso de danos ou perdas. Acompanhe todos os detalhes neste post!

Meu seguro vai vencer, o que devo fazer?

Foto: Luiz Augusto Westin

A primeira coisa quando a data de vencimento do seu seguro está se aproximando é fazer uma pesquisa de preços junto a várias seguradoras para ver o preço que está sendo praticado para o veículo da sua marca e modelo.

Diante disso, se você optar pela renovação e não pela contratação de um novo serviço com uma empresa diferenciada, você deve dar continuidade ao processo de renovação.

Mas lembre-se, não se sinta obrigado a permanecer com a sua seguradora atual por causa da classe de bônus.

Esse benefício é concedido ao motorista que não se envolveu em sinistros no último de contratação de uma apólice de seguros, portanto vale para qualquer empresa já que os dados são inseridos em um cadastro nacional onde as seguradoras podem ter acesso.

Como é calculado o valor a ser pago na renovação

Foto: Seguro Auto

Tirando alguns benefícios que podem ser concedidos pela fidelidade, o cálculo do valor da apólice é o mesmo para seguros novos ou renovação.

A base de pagamento da apólice é feita pelo preço válido na Tabela Fipe no momento da contratação do serviço.

São respeitados os valores diante da marca, modelo e ano de fabricação do veículo para a composição do prêmio pago pela seguradora em caso de sinistro total ou roubo do automóvel.

O cliente poderá ter valores superiores ao da tabela caso contratem 110% ou outros montantes para custear acessórios ou possível impostos, no caso de veículos para portadores de deficiência.

Na renovação, a apólice permanece igual?

Via de regra as alterações acontecem pela desvalorização anual recorrente do veículo, por isso o prêmio pago pelo veículo fica mais baixo, conforme a tabela, a cada ano.

Mas, as mudanças na rotina do motorista também devem ser repassadas para a seguradora. Mudança de faixa etária, endereço, tipo de utilização do veículo, apresentação de novos condutores, e até mesmos os hábitos sociais devem ser informados.

O preço da apólice é calculado levando em consideração a faixa etária, sexo, perfil do motorista e tipo de utilização do veículo.

Qualquer mudança nessa rotina deve ser informada para a seguradora sob pena da invalidação da apólice em caso de sinistro.

Existe variação de preços entre veículos novos e usados

Os carros que saem zero quilômetro da concessionária seguem os seus preços base que são calculados de acordo com a motorização e série do veículo.

Após circular por um ano, na renovação da apólice os carros seminovos terão sofrido uma desvalorização anual, o que irá influenciar não somente no valor final da apólice quanto no prêmio pago pela seguradora em caso de sinistro ou perda total do veículo.

Como baixar os custos da apólice

Na renovação você pode ser surpreendido pela desvalorização do seu veículo, porém não seguida por uma baixa no preço da apólice.

Isso pode estar ligado a diversos fatores, como por exemplo, aumento dos índices de criminalidade nas regiões onde você circula ou mora, colocando o seu bem em constante exposição ao risco.

Com isso, você pode alterar algumas coberturas ou até mesmo o tipo de franquia para baixar o preço da renovação da sua apólice.

Verifique se todos os serviços adicionais que você possui no seu seguro estão sendo utilizados ou são supérfluos. Nesse caso, não hesite em personalizar a sua apólice antes de fechar a renovação.

A instalação de alguns dispositivos de segurança também pode fazer a diferença no preço final. O rastreador veicular está entre essas opções e tem gerado ao cliente um desconto que pode chegar em até 20% do valor da apólice.

Algumas seguradoras oferecem aos seus clientes a possibilidade da instalação desses equipamentos gratuitamente para conseguir localizar o veículo em caso de roubo ou furto, e com isso a apólice fica mais barata.

Mas o que fazer se você trocar de carro no meio da validade da apólice?

A qualquer momento você pode cancelar o seguro do seu carro e pedir o ressarcimento do período que não foi utilizado.

Ou em caso de trocar de veículo, você pode pedir uma avaliação para saber quanto terá que pagar de diferença para emitir uma nova apólice de seguro para o veículo que está adquirindo.

Em caso de ressarcimento, a seguradora faz um endosso ao cliente e faz o depósito diretamente na conta do contratante, sem custos de taxas ou qualquer tipo de punição por fidelidade.

Entenda as diferenças: seguro novo, renovação e transferência

Para não restar dúvidas, vamos explicar a diferença entre esses três tipos de contratação de seguro.

Novo seguro: é a primeira vez que você faz a contratação do serviço com a empresa, ou retorna a adquirir os serviços que anteriormente já utilizou.

Renovação: quando você já é cliente da seguradora e mantém a sua apólice de seguro para mais um ano de vigência. Mesmo que você mude de veículo ou altere algum perfil da apólice anterior a seguradora considera uma renovação.

Transferência: transferir uma apólice de seguro do nome de uma pessoa para outra. Isso pode acontecer somente em situações específicas e está restrita a aprovação da seguradora.

Gostou deste artigo sobre quais as informações devem ser passadas para a seguradora na hora da renovação do seguro? Aproveite a visita e compartilhe este post com os seus amigos por meio das suas redes sociais!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como o SEO ajuda a vender carros usados

Foi-se o tempo em que bastava ter apenas um site na internet para poder ter a chance de vender mais…

2 dias atrás

A importância da Educação Financeira na hora de comprar um carro

O carro sempre foi, e continua sendo, um dos principais sonhos do brasileiro. Todo ano é feita uma pesquisa chamada…

4 dias atrás

Os cuidados na hora de negociar o seguro de carro

Contratar um bom seguro de carro é muito importante para proteger condutores de acidentes, furtos e roubos. Se você quer…

3 semanas atrás

Quebrando Mitos: Gasolina x Álcool

Texto por Ricardo Arcuri. O fato de estarmos num País cheio de recursos naturais é como ser técnico de um…

1 mês atrás

5 dicas de como escolher o pneu certo para o seu carro

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? É possível que não saiba. Afinal, são diferentes tipos,…

1 mês atrás

Nova ferramenta: Concessionárias agora podem detectar mais facilmente probabilidade de inadimplência

Acaba de ser lançado no mercado a ferramenta Score que ajuda pequenas e médias empresas com questões de segurança e gestão de…

1 mês atrás