Categorias Notícias

Como funciona os serviços de recapagem de pneus?

A qualidade de um pneu, um dos itens mais importantes de um veículo, pode garantir mais segurança, estabilidade e um melhor desempenho para os motoristas. Mas, é impossível garantir isso andando com pneus desgastados.

Para não sofrer com esse problema e ainda economizar, muitas frotas optam pela recapagem de pneus, ou seja, a reforma de pneus. Mas, na prática, como funciona esse serviço e quais são seus benefícios? Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Primeiro, o que significa recauchutar o pneu?

Com o alto número de veículos nas ruas, além de inúmeras frotas de caminhões e ônibus utilizados por empresas, o serviço de recapagem vem se tornando cada vez mais necessário para redução de custos. Além do viés financeiro, a reforma de pneus é essencial para um retorno ambiental, garantindo uma significante redução na geração de CO², que seria causada pela produção de um pneu novo, por exemplo.

Somente no Brasil, segundo mercado mundial de recapagem, atrás apenas dos Estados Unidos,economiza-se mais de 500 milhões de litros de petróleo por ano. Reformando pneu, é possível poupar cerca de 75%, tanto a nível energético como a nível de matéria prima. Resumindo, economiza dinheiro e colabora com a sustentabilidade.

De forma prática, recauchutagem de pneus é um procedimento de aproveitamento da estrutura resistente do pneu gasto (liso) em boas condições de conservação. A reforma faz com que o pneu ganhe uma nova vida após receber uma nova borracha de piso.

Veja como funciona os processos da recapagem

O procedimento de recapagem de pneus é praticamente uma troca de banda de rodagem, que consiste em deixar o pneu com ótimas condições de desempenho e o máximo de qualidade possível. Entenda todos os passos em um breve resumo:

Limpeza e secagem

Depois que os pneus são recebidos, eles são limpos e secados para que nenhuma sujeira possa atrapalhar o processo de reconstrução. Esta etapa pode ser feita a jato ou com escova para a parte lateral. O importante é garantir que toda impureza seja removida.

Primeira inspeção

Com a carcaça do pneu corretamente limpa, é feita a primeira inspeção visual. Nesse processo, averigua-se a espessura, a quantidade de borracha, a relação entrealtura/largura, partes das banda de colagem e as partes internas do pneu.

Caso a carcaça do pneu esteja drasticamente danificada de forma que não seja possível realizara reconstrução, o processo é interrompido. Se a carcaça ainda estiver em um estado considerável, ela segue para recapagem.

Raspagem

Nesta parte do serviço, é realizada a raspagem de toda a banda de rodagem, com o objetivo de manter a rodagem de forma uniforme e simétrica. É nessa fase que o pneu é deixado com a circunferência ideal, prolongando a vida do item.

Para  garantir qualidade e segurança, a raspagem é feita para que a carcaça possa ser preparada para receber a nova banda de rodagem. Ela deverá conter as especificações de acordo com o pneu que está sendo preparado.

lixando pneu

Escareação

Esta é a etaparesponsável pelo reparo de todos os cortes e danos encontrados na carcaça deforma individual. Na escareação, pode ser necessário retirar as partes oxidadasou deterioradas.

Esse processo é ainda mais importante quando consideramos o fato de que o mesmo ajuda a garantir não só a segurança, mas também a prolongação da vida útil dos pneus.

Consertos

O pneu entra na área de concertos quando é necessária uma ação mais profunda do que a remoção de defeitos menores resolvidos pela escareação. Na etapa de concertos, o pneu passará pela reconstrução de estrutura. Se isso não for realizado, as modificações feitas na escareação irão apenas esconder um problema maior e que pode resultar em algo mais grave.

Enchimento

Nesse momento,um tipo de borracha especial é aplicada, a fim de tampar e nivelar todos os ofícios anormais que estiverem presentes no pneu. Isso garante que o item não perca a calibragem.

Segunda inspeção

Essa é a hora de assegurar que não haja nenhuma inconformidade. Vale a pena dizer que não são em todos os casos que o pneu passa por uma segunda inspeção. Mas, definitivamente, isso garante mais segurança para o procedimento.

Aplicação de cola

Este é o processo onde começa a preparação do pneu para que ele possa receber a nova banda de rolagem e, por isso, deve se aplicar um tipo especial de cola. Porém,o excesso de produto é retirado, deixando apenas a camada necessária para afixação entre carcaça e a nova banda.

recapagem de pneu

Banda de rolagem

A banda de rolagem é aplicada para restituir o pneu com toda a quantidade de borracha que havia sido desgastada e a quantidade de pneu que sofreu raspagem. Possui um tipo de borracha importante para os procedimentos finais e, depois de aplicada, todo ar entre a carcaça e a banda é removido.

Vulcanização

O pneu recauchutado passa por um processo de vulcanização, onde é colocado no autoclave e é submetido a condições de temperatura, tempo e pressão específicas para as necessidades de cada modelo e de cada borracha.

Última inspeção

Depois da vulcanização, o pneu irá para inspeção final, onde será confirmado a integridade, qualidade e segurança do item. se aprovado, o pneu já estarádisponível para o cliente.

Tecnologia em favor das reformadoras

Não podemos deixar de reforçar que o serviço de reforma de pneus é bastante complexo e completo. Atualmente, uma recapadora referência no mercado trabalha duro para garantir qualidade e eficiência na prestação desse serviço.

Com todas essas etapas sendo concluídas corretamente, o resultado é um pneu que parece novinho em folha, pronto para ser usado. Lembrando que, tanto a reformadora, quanto quem utiliza o serviço está colaborando de forma significativa para proteção do meio ambiente.

Além de todas essas informações, existem outros incontáveis benefícios oferecidos pela recapagem de pneus e muitos outros assuntos relevantes a respeito do segmento. Há ainda muitas tendências sendo discutidas para o desenvolvimento do setor, principalmente referente a tecnologias que visam otimizar todos esses processos citados acima.

Para que os consumidores fiquem com o serviço feito pela recapadora, todos os procedimentos devem ser feitos com qualidade e dentro do prazo estabelecido. Muitas reformadoras, para se manterem eficientes em meio a competitividade do mercado, investem constantemente em novas soluções e inovações para garantir mais eficiência no processo de produção.

Além disso, para cumprir com as demandas é necessário manter todos os departamentos da empresa organizados e otimizados. Por isso, uma das soluções mais recomendadas para gerenciar as atividades necessárias é o sistema ERPweb para reformadoras de pneus.

Com um ERP web,como o W3ERP, referência no mercado, é possível organizar e integrar dados e informações referentes a todos os processos e setores de uma recapadora, em um único local. Tudo isso, ainda pode ser acessado de forma rápida e precisa, sem perder tempo. Basta apenas ter um dispositivo em mãos, com acesso à internet, para fazer todos os controles necessários para a gestão da recapadora e de outros negócios, saiba mais.

Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba com qual frequência devo fazer a revisão do carro?

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como o SEO ajuda a vender carros usados

Foi-se o tempo em que bastava ter apenas um site na internet para poder ter a chance de vender mais…

1 dia atrás

A importância da Educação Financeira na hora de comprar um carro

O carro sempre foi, e continua sendo, um dos principais sonhos do brasileiro. Todo ano é feita uma pesquisa chamada…

4 dias atrás

Os cuidados na hora de negociar o seguro de carro

Contratar um bom seguro de carro é muito importante para proteger condutores de acidentes, furtos e roubos. Se você quer…

3 semanas atrás

Quebrando Mitos: Gasolina x Álcool

Texto por Ricardo Arcuri. O fato de estarmos num País cheio de recursos naturais é como ser técnico de um…

1 mês atrás

5 dicas de como escolher o pneu certo para o seu carro

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? É possível que não saiba. Afinal, são diferentes tipos,…

1 mês atrás

Nova ferramenta: Concessionárias agora podem detectar mais facilmente probabilidade de inadimplência

Acaba de ser lançado no mercado a ferramenta Score que ajuda pequenas e médias empresas com questões de segurança e gestão de…

1 mês atrás