Categorias Notícias

Como funciona os serviços de recapagem de pneus?

A qualidade de um pneu, um dos itens mais importantes de um veículo, pode garantir mais segurança, estabilidade e um melhor desempenho para os motoristas. Mas, é impossível garantir isso andando com pneus desgastados.

Para não sofrer com esse problema e ainda economizar, muitas frotas optam pela recapagem de pneus, ou seja, a reforma de pneus. Mas, na prática, como funciona esse serviço e quais são seus benefícios? Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Primeiro, o que significa recauchutar o pneu?

Com o alto número de veículos nas ruas, além de inúmeras frotas de caminhões e ônibus utilizados por empresas, o serviço de recapagem vem se tornando cada vez mais necessário para redução de custos. Além do viés financeiro, a reforma de pneus é essencial para um retorno ambiental, garantindo uma significante redução na geração de CO², que seria causada pela produção de um pneu novo, por exemplo.

Somente no Brasil, segundo mercado mundial de recapagem, atrás apenas dos Estados Unidos,economiza-se mais de 500 milhões de litros de petróleo por ano. Reformando pneu, é possível poupar cerca de 75%, tanto a nível energético como a nível de matéria prima. Resumindo, economiza dinheiro e colabora com a sustentabilidade.

De forma prática, recauchutagem de pneus é um procedimento de aproveitamento da estrutura resistente do pneu gasto (liso) em boas condições de conservação. A reforma faz com que o pneu ganhe uma nova vida após receber uma nova borracha de piso.

Veja como funciona os processos da recapagem

O procedimento de recapagem de pneus é praticamente uma troca de banda de rodagem, que consiste em deixar o pneu com ótimas condições de desempenho e o máximo de qualidade possível. Entenda todos os passos em um breve resumo:

Limpeza e secagem

Depois que os pneus são recebidos, eles são limpos e secados para que nenhuma sujeira possa atrapalhar o processo de reconstrução. Esta etapa pode ser feita a jato ou com escova para a parte lateral. O importante é garantir que toda impureza seja removida.

Primeira inspeção

Com a carcaça do pneu corretamente limpa, é feita a primeira inspeção visual. Nesse processo, averigua-se a espessura, a quantidade de borracha, a relação entrealtura/largura, partes das banda de colagem e as partes internas do pneu.

Caso a carcaça do pneu esteja drasticamente danificada de forma que não seja possível realizara reconstrução, o processo é interrompido. Se a carcaça ainda estiver em um estado considerável, ela segue para recapagem.

Raspagem

Nesta parte do serviço, é realizada a raspagem de toda a banda de rodagem, com o objetivo de manter a rodagem de forma uniforme e simétrica. É nessa fase que o pneu é deixado com a circunferência ideal, prolongando a vida do item.

Para  garantir qualidade e segurança, a raspagem é feita para que a carcaça possa ser preparada para receber a nova banda de rodagem. Ela deverá conter as especificações de acordo com o pneu que está sendo preparado.

lixando pneu

Escareação

Esta é a etaparesponsável pelo reparo de todos os cortes e danos encontrados na carcaça deforma individual. Na escareação, pode ser necessário retirar as partes oxidadasou deterioradas.

Esse processo é ainda mais importante quando consideramos o fato de que o mesmo ajuda a garantir não só a segurança, mas também a prolongação da vida útil dos pneus.

Consertos

O pneu entra na área de concertos quando é necessária uma ação mais profunda do que a remoção de defeitos menores resolvidos pela escareação. Na etapa de concertos, o pneu passará pela reconstrução de estrutura. Se isso não for realizado, as modificações feitas na escareação irão apenas esconder um problema maior e que pode resultar em algo mais grave.

Enchimento

Nesse momento,um tipo de borracha especial é aplicada, a fim de tampar e nivelar todos os ofícios anormais que estiverem presentes no pneu. Isso garante que o item não perca a calibragem.

Segunda inspeção

Essa é a hora de assegurar que não haja nenhuma inconformidade. Vale a pena dizer que não são em todos os casos que o pneu passa por uma segunda inspeção. Mas, definitivamente, isso garante mais segurança para o procedimento.

Aplicação de cola

Este é o processo onde começa a preparação do pneu para que ele possa receber a nova banda de rolagem e, por isso, deve se aplicar um tipo especial de cola. Porém,o excesso de produto é retirado, deixando apenas a camada necessária para afixação entre carcaça e a nova banda.

recapagem de pneu

Banda de rolagem

A banda de rolagem é aplicada para restituir o pneu com toda a quantidade de borracha que havia sido desgastada e a quantidade de pneu que sofreu raspagem. Possui um tipo de borracha importante para os procedimentos finais e, depois de aplicada, todo ar entre a carcaça e a banda é removido.

Vulcanização

O pneu recauchutado passa por um processo de vulcanização, onde é colocado no autoclave e é submetido a condições de temperatura, tempo e pressão específicas para as necessidades de cada modelo e de cada borracha.

Última inspeção

Depois da vulcanização, o pneu irá para inspeção final, onde será confirmado a integridade, qualidade e segurança do item. se aprovado, o pneu já estarádisponível para o cliente.

Tecnologia em favor das reformadoras

Não podemos deixar de reforçar que o serviço de reforma de pneus é bastante complexo e completo. Atualmente, uma recapadora referência no mercado trabalha duro para garantir qualidade e eficiência na prestação desse serviço.

Com todas essas etapas sendo concluídas corretamente, o resultado é um pneu que parece novinho em folha, pronto para ser usado. Lembrando que, tanto a reformadora, quanto quem utiliza o serviço está colaborando de forma significativa para proteção do meio ambiente.

Além de todas essas informações, existem outros incontáveis benefícios oferecidos pela recapagem de pneus e muitos outros assuntos relevantes a respeito do segmento. Há ainda muitas tendências sendo discutidas para o desenvolvimento do setor, principalmente referente a tecnologias que visam otimizar todos esses processos citados acima.

Para que os consumidores fiquem com o serviço feito pela recapadora, todos os procedimentos devem ser feitos com qualidade e dentro do prazo estabelecido. Muitas reformadoras, para se manterem eficientes em meio a competitividade do mercado, investem constantemente em novas soluções e inovações para garantir mais eficiência no processo de produção.

Além disso, para cumprir com as demandas é necessário manter todos os departamentos da empresa organizados e otimizados. Por isso, uma das soluções mais recomendadas para gerenciar as atividades necessárias é o sistema ERPweb para reformadoras de pneus.

Com um ERP web,como o W3ERP, referência no mercado, é possível organizar e integrar dados e informações referentes a todos os processos e setores de uma recapadora, em um único local. Tudo isso, ainda pode ser acessado de forma rápida e precisa, sem perder tempo. Basta apenas ter um dispositivo em mãos, com acesso à internet, para fazer todos os controles necessários para a gestão da recapadora e de outros negócios, saiba mais.

Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba com qual frequência devo fazer a revisão do carro?

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Os carros mais alugados do Brasil

Em análise feita pela equipe da CarroAluguel.com (portal especializado em locação de veículos), com base nos dados de mercado e…

6 dias atrás

Quanto custa a troca de óleo e onde fazer?

A troca de óleo deve ser realizada em uma oficina mecânica e custa, em média, R$230. A troca de óleo…

2 semanas atrás

Confira as 8 principais dicas de segurança que você deve seguir na estrada

Vai fazer aquela viagem de carro tão esperada? Então, certamente, você já deve saber que, apesar de parecer algo simples,…

3 semanas atrás

Consórcio de Auto realmente vale a pena?

A crise econômica trouxe à tona tempos de desafios para todos nós. Entretanto, nossas conquistas não precisam ficar de lado,…

3 semanas atrás

Câmbio Automático ou Automatizado? Com qual tipo de câmbio é mais fácil de dirigir?

Reparou que de alguns anos para cá os câmbios automáticos e automatizados começaram a conquistar espaço no mercado? Hoje em…

2 meses atrás

Pagar parcela antecipada de financiamento de carro vale a pena?

Você já se perguntou se pagar parcela antecipada de financiamento de carro vale a pena? Afinal, essa é uma opção disponível…

2 meses atrás