Categorias Notícias

Realidade Virtual transforma público do GP de F1 em piloto

Já imaginou pilotar um carro de Fórmula 1 sem sair do lugar? Pois é esta a sensação que o empreendedor Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais, empresa especializada em realidade virtual e aumentada no Brasil, proporcionará aos amantes desta modalidade esportiva.

Ele foi contratado pela Heineken, patrocinadora da categoria de Fórmula 1 desde 2016, para inserir câmeras de até 8k em carros de F1 com o intuito de produzir vídeos 360 que apresentem a mesma visão de um piloto de F1.

Os vídeos serão disponibilizados nas plataformas digitais da marca de cerveja e também no GP de Fórmula 1 que aconteceu no dia 17/11 no Autódromo de Interlagos, onde, por meio dos óculos de realidade virtual, os participantes poderão sentir um pouco da adrenalina da corrida, como se estivessem competindo na pista.

As câmeras foram acopladas em carros utilizados pelo Ayrton Senna, a Toleman modelo TG184 e a Lotus modelo 97, entre outros, e as filmagens aconteceram durante a exibição destes num espaço em frente ao Obelisco do Ibirapuera, no dia 9/11, como parte da programação de um evento promovido pela Heineken, em homenagem ao Senna, um dos maiores ídolos do Brasil, falecido em 1994: o Festival – Senna Tribute.

Além dos carros, o evento também contou com a participação de personalidades importantes do automobilismo como Felipe Massa, Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi, Esteban Gutierrez e Caio Collet que fizeram demonstrações em carros antigos e recentes da F1, além de shows e corridas de kart.

A realidade virtual é uma das grandes apostas da marca de cerveja, que investiu na tecnologia com o intuito de proporcionar uma nova sensação, especialmente para os amantes da F1 e até mesmo para quem não é tão fã e poderá se tornar, ao se sentir como um piloto em plena competição.

De acordo com Fabio Costa, esta tecnologia pode “abranger mais de um sentido, simultaneamente, ao nos envolver num ambiente totalmente simulado que induz nossa visão, audição e até o nosso tato. Assim, ela pode ir muito além de uma simples experiência visual, ao mexer com todos os nossos sentidos”.

Na ação realizada emparceria com a Heineken, as câmeras360 que foram inseridas nos carros de Fórmula 1 filmaram sua exibição pelasruas próximas ao Obelisco do Ibirapuera. Os vídeos produzidos permitem umavisão 360 graus semelhante à do piloto enquanto este conduzia o carro.

E quem foi ao grande GP de Fórmula 1 pode vivenciar essa experiência de modo ainda mais imersivo, graças aos óculos de realidade virtual. É justamente essa sensação multissensorial que levou os participantes para além das arquibancadas do autódromo graças às inovações da tecnologia.

Para o empreendedor esta inovação tecnológica, que insere o usuário num meio totalmente virtual, seja por meio de vídeos 3D ou 360, já está presente em várias e divergentes áreas como publicidade, treinamento, educação, medicina, entre outras, sendo considerada um dos pilares da chamada Indústria 4.0, a qual exige que as empresas se abram, cada vez mais, para esse recurso.

Mesmo diante de um cenáriode instabilidade econômica, a realidade virtual é muito mais acessívelatualmente: “A VR, como a conhecemos hoje, surgiu há décadas e um dos entraves,no início, para a sua popularização, foram os custos para a produção deconteúdo e aquisição de equipamentos.

Hoje, no entanto, a situação já é bem diferente, pois a tecnologia vem sendo aplicada em diversas empresas, gerando,inclusive, uma competitividade benéfica, que pode ter auxiliado na redução do preço dos óculos de realidade virtual”, diz Costa. De acordo com ele, hoje, já é possível encontrar no mercado vários modelos de óculos VR oriundos da China,por exemplo, pelo preço de 30 reais.

Portanto, essa inovação só tende a agregar como é o caso da parceria feita entre a Heineken e a Agência Casa Mais que propôs uma experiência única para os amantes de F1, ressaltando a patrocinadora de uma forma diferenciada.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como motores eficientes geram economia de energia na indústria?

Atualmente, vivemos em um tempo onde recursos como os naturais ou mesmo os financeiros passaram a ter um valor preponderante…

3 dias atrás

5 causas de possíveis falhas em motores elétricos

Você sabe o que é e quais são as funcionalidades de um motor elétrico? Sabe também como identificar os principais…

3 dias atrás

Como o sol e a chuva ácida podem danificar seu veículo em poucos anos?

O sonho de possuir um bem material como um automóvel se faz presente na vida de várias pessoas por diversos…

3 dias atrás

Os carros mais alugados do Brasil

Em análise feita pela equipe da CarroAluguel.com (portal especializado em locação de veículos), com base nos dados de mercado e…

2 meses atrás

Quanto custa a troca de óleo e onde fazer?

A troca de óleo deve ser realizada em uma oficina mecânica e custa, em média, R$230. A troca de óleo…

2 meses atrás

Confira as 8 principais dicas de segurança que você deve seguir na estrada

Vai fazer aquela viagem de carro tão esperada? Então, certamente, você já deve saber que, apesar de parecer algo simples,…

2 meses atrás