Categorias Notícias

Como melhorar a qualidade no atendimento?

Qualidade no atendimento: Diferenciais na hora de realizar a venda de veículos podem ajuda-lo a obter um número crescente de vendas.

Se você é proprietário ou trabalha em uma loja de veículos e anda preocupado em melhorar a qualidade de seus atendimentos e, principalmente, melhorar seus números, especialmente as vendas de carros, saiba que existem várias estratégias para obter eficiência na prestação de atendimento ao cliente.

Tendo atenção com certos cuidados e princípios, certamente você poderá transformar simples ações em lucratividade.

Como nova tendência do mundo contemporâneo, o perfil dos consumidores de produtos e serviços está mudando significativamente.

Em questão de segundos, especialmente por causa das redes sociais e dos buscadores de informação na internet, qualquer consumidor pode obter informações sobre os mais variados produtos, tornando os clientes mais exigentes e possibilitando um leque maior de argumentos para optar ou não por uma compra.

Desse modo, o acirramento da concorrência é algo que deve ser um elemento a ser colocado em pauta pelas empresas, especialmente concessionárias e lojas de revenda de veículos.

No caso das revendas, é muito recorrente que diferentes concorrentes vendam os mesmos tipos de produtos, o que pode gerar empecilhos na hora de negociar preços e prazos de pagamento.

O grande diferencial para uma loja de veículos

qualidade no atendimento
Foto: Poder e Sedução

Os veículos não são simples produtos, eles podem representar para o usuário uma conquista, um xodó, ter valor emocional e particular que pode estar muito acima do que o seu preço de revenda!

Há modelos mais antigos de carros, com problemas técnicos ou avarias. Estes acabam perdendo valor de mercado para uma revenda.

Mas, em sua grande maioria, existem aqueles que possuem um valor significativo para compra, o que leva um consumidor a pensar muito bem antes de concretizar sua decisão.

Por essa razão, quando há uma oferta grande e diversas possibilidades de marcas e modelos de automóveis, o grande diferencial de uma loja de veículos é, sem dúvida alguma, a qualidade no atendimento.

Um cliente bem atendido sempre retorna, ou mesmo, acaba indicando os serviços de um vendedor ou loja para seus amigos e conhecidos.

Então, é mais que urgente que os líderes de suas marcas e lojas estejam sempre atentos ao modo como seus clientes são atendidos, analisando o nível de qualidade e de satisfação após um contato.

É muito verdadeira a máxima que afirma: clientes satisfeitos geram lucro. Por essa razão, é mais do que necessário dar atenção, o máximo possível de informações e todo tipo de clareza que seu cliente merece!

Abaixo separamos alguns itens que podem ajudar a sua empresa a priorizar o atendimento ao cliente e trabalhar de modo mais profícuo a venda de automóveis, priorizando o cumprimento de metas de vendas e, sobretudo, as boas relações interpessoais.

Como atingir um nível premium de atendimento

Antes de mais nada, para que uma venda seja um sucesso, é necessário que o vendedor entenda o seu cliente, que fale a sua língua.

Afinal, o cliente é o ponto chave para o sucesso e vitalidade de uma empresa. Para que ele seja atendido do melhor modo possível, oferecer soluções em produtos e serviços que ele esteja buscando deve ser uma prioridade!

Uma empresa premium é aquela que obtém clareza e dedicação máxima ao cliente, fazendo com que o fechamento de contratos e pedidos seja uma consequência direta de toda a cadeia de relacionamento iniciada desde o contato inicial.

Uma premissa, nesse sentido, é buscar sempre entender a expectativa e a real necessidade de seu cliente, buscando analisar qual o melhor modelo e marca de carro que se ajusta às suas características pessoais, familiares, de trabalho, de lazer e também de ambição – afinal, diversas pessoas colocam em seus carros expectativas variadas em relação a status e qualidade de vida.

Ao compreender os desejos e as necessidades de um cliente, pelo menos 50% da venda está ganha. Mas nem só isso é preponderante!

Traduzindo em miúdos: se esforce para descobrir que tipo de trabalho o seu cliente desenvolve e em que local isso ocorre – e se vai precisar do automóvel desejado para trabalho; que estilo de vida ele leva (por exemplo, se participa de longas viagens, se pratica esportes, se é uma pessoa mais pacata, se não tem tanta necessidade de deslocamento)… Outros itens importantes é descobrir sua expectativa em relação ao desempenho e consumo do carro a ser adquirido: se é um cliente que viaja muito ou pouco; se ele preza mais pela robustez ou pelo conforto; se busca um carro para família e filhos pequenos… Um item fundamental é, de modo discreto, buscar saber se ele está com dinheiro disponível para fazer sua aquisição e de que forma gostaria de fazer isso, além de entender se possui o perfil de cliente que prefere poupar a gastar dinheiro.

Seguindo estas dicas, certamente você será um vendedor que terá um escopo de informações que o ajudarão a atingir um atendimento premium, oferecer o produto mais adequado e garantir uma boa venda – e aquela comissão tão desejada!

4 itens que conferem Qualidade no atendimento de uma loja de veículos

1. Equipe qualificada

Quando alguém passa pela porta e entra em sua loja de veículos, sua equipe precisa estar a postos e ser treinada para atender esta pessoa.

Quanto mais treinamentos você fizer, melhores condições de atendimento e resultados virão.

Tudo se baseia na qualidade: gentileza, cordialidade, educação, mas também um bom conhecimento técnico do produto que se vende.

Um excelente modo do funcionário entender as funcionalidades do carro que está oferecendo ao cliente é proporcionar também a ele um test drive. Como vai falar sobre um carro que nunca o dirigiu? Isto não parece muito lógico! Desse modo, ao experimentar, na prática, a sensação de guiar um modelo específico de carro, o vendedor terá maiores condições de atender o cliente e oferecer o melhor modelo de carro, presumindo-se que com isso poderá ter mais efetividade na hora de fechar um negócio.

2. Saber comunicar-se

Assim como existem diferentes perfis de pessoas, também há diferentes perfis de vendedores e de clientes.

Porém, no caso de uma loja de veículos que tem a necessidade de manter-se por meio de vendas, cada cliente é uma joia preciosa. E, assim, é imprescindível que o vendedor saiba se comunicar de modo eficiente.

Enquanto existem aqueles que são mais formais e que desejam ser tratados desse modo, há os que preferem mais descontração e informalidade. Desse modo, em primeiro contato, evite falar gírias e também evite apelidos, brincadeirinhas ou tocar em temas polêmicos. Por mais que o cliente esteja à vontade, é necessário um certo nível de formalidade, afinal, trata-se de um ambiente de trabalho.

3. Evite burocracia

Favoreça a vida do cliente. Flexibilize horários ao máximo, dê informações precisas e faça com que o processo de compra de um veículo seja uma experiência!

Ser negligente com esse modo de conquistar o cliente pode causar um grande prejuízo para a sua empresa – e em alguns casos também para o cliente.

Informe-o sobre taxas, sobre pendências, sobre registros, sobre impostos e todo o tipo de burocracia e ajude-o a se organizar nesse sentido. Ao ofertar um excelente atendimento, você proporcionará um diferencial competitivo.

4. Follow up

Não conseguiu concretizar uma venda anteriormente? Quem sabe o cadastro de um cliente em potencial pode ser utilizado para uma ligação amistosa.

A maioria das empresas possui um banco de dados com o cadastro de clientes que passaram por suas lojas interessados em algum modelo específico de veículo. Só que por alguma razão, acabaram não optando pela compra dele.

Em muitos casos de acompanhamento e contato feito pelo setor de marketing ou vendas, por meio de uma nova abordagem, você poderá não somente descobrir o que o fez desistir da compra (e aprender com isso para melhorar sua loja), mas também oferecer a ele melhores opções em veículos.

Quem sabe, esta atenção personalizada possa ser justamente o tipo de oportunidade que lhe trará a conversão de um telefonema em uma visita à loja e, consequentemente, uma boa venda.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre qualidade no atendimento, busque melhorar continuamente seus serviços.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e funcionários, de modo a possibilitar um maior conhecimento sobre o potencial de vendas que as lojas de automóveis podem obter ao optar por um serviço de atendimento premium.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Dicas de cuidados com o seu carro antes de viajar

Todo mundo gosta de uma boa e velha viagem, não é mesmo? Trata-se de um período de lazer com a…

2 semanas atrás

Realidade Virtual transforma público do GP de F1 em piloto

Já imaginou pilotar um carro de Fórmula 1 sem sair do lugar? Pois é esta a sensação que o empreendedor…

2 semanas atrás

Como evitar problemas na hora da vistoria veicular

Chegou a época mais temida para todos aqueles que são motoristas: a vistoria veicular. E não adianta justificar que não…

4 semanas atrás

Viagem de avião ou viagem de carro – quais os prós e contras para um itinerário de menos de 500 km

Na hora de escolher a melhor forma de viajar é preciso levar em consideração a distância, quantidade de pessoas, tempo…

1 mês atrás

Leilão de carros: como funciona

Um leilão de carros se parece bastante com outras modalidades de aquisição por arremate. No entanto é necessário conhecer algumas…

2 meses atrás

Conheça nossa lista dos 11 carros mais rápidos do mundo

Você sabe quais são os carros mais rápidos do mundo? Conheça nossa lista e descubra o motivo deles serem chamadas…

2 meses atrás