Categorias Notícias

5 causas de possíveis falhas em motores elétricos

Você sabe o que é e quais são as funcionalidades de um motor elétrico? Sabe também como identificar os principais fatores que levam estes produtos a apresentarem algumas falhas mecânicas?

Se sim, parabéns. Se não, não se assuste, pois, seguem abaixo algumas dicas sobre o assunto, bem como a listagem das 5 causas de possíveis falhas em motores elétricos.

Geração de energia

Os motores elétricos nada mais são do que equipamentos que servem como geradores de energia, capazes de transformar a energia elétrica em energia mecânica. 

Dentre seus modelos, os geradores monofásicos destacam-se por conta da utilização de uma única fase de energia, trazendo benefícios como economia e praticidade, sendo encontrados em ambientes como residências e empresas.

Manutenção

Tomando como referência o cenário do correto andamento da linha produtiva de uma indústria, podemos notar a importância dos motores elétricos para o seu funcionamento, tendo em vista que, em sua maioria, são responsáveis por dar a fluidez necessária no decorrer de seus procedimentos.

Neste sentido, para que não ocorra, por exemplo, uma paralisação nos processos produtivos, um cenário de cautela com a manutenção desses aparelhos deve ser adotado por parte das empresas que os detêm.

Problemas em motores elétricos

Mesmo com os cuidados que devem ser tomados neste tema, assim como todo o equipamento, os motores elétricos podem apresentar alguns problemas em seu funcionamento durante um determinado período.

Para evitar que situações desagradáveis aconteçam, bem como garantir o perfeito funcionamento de tais aparelhos, elencamos aqui as cinco causas mais relevantes que os levam a apresentar defeitos, sendo estas:

1) Excesso de utilização: Ocorre quando a capacidade de geração das correntes elétricas é excedida;

2) Desalinhamento: Se dá em situações onde peças como o seu eixo estão em posições incorretas em relação à sua carga;

3) Desbalanceamento de fases de energia: Existe quando a distribuição de carga não está de acordo com as especificações do produto, podendo, inclusive, ocasionar um aumento significativo de sua temperatura;

4) Degradação do eixo: Acontece em cenários onde há uma deterioração nas partes que o compões;

5) “Pé Suave”: Situação pela qual existe um erro na fixação e montagem dos motores.

Conclusão

Por mais que as vezes não percebamos sua atuação e o impacto que possuem em nossas vidas, os motores elétricos estão presentes em diversos utensílios de nosso dia a dia, representando uma significativa fonte de energia voltada ao funcionamento e utilização dos mesmos.

Neste sentido, este post teve como papel principal instruir e até mesmo introduzir as demais pessoas no contexto de tais produtos.

Tendo como base a realidade industrial, pode-se perceber a importância destes produtos no andamento de uma linha de produção bem como os cuidados especiais que se devem ter em relação à sua manutenção.

Por fim, devido ao fato de como outros objetos, estarem propensos a apresentação de problemas em seu desempenho, como forma de prevenção, foi enumerada e detalhada a ocorrência e os reflexos das cinco principais causas de possíveis falhas nestes produtos.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Chatbot no atendimento ao cliente de concessionárias de veículos

Saiba como tornar ainda mais prático e eficiente o atendimento ao cliente de concessionárias de veículos. Em busca de aprimorar…

17 horas atrás

Carros usados até R$ 50.000,00: veja alguns modelos

Se você está procurando carros usados até R$ 50.000,00, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos destacar as melhores alternativas do mercado,…

3 semanas atrás

Por que as oficinas devem usar e-mail marketing?

Imagine a seguinte situação: Você está planejando fazer uma viagem de carro para o litoral durante o feriado e com…

4 semanas atrás

Data Driven Marketing: veja como ele pode ajudar sua concessionária

O Data Driven Marketing veio para revolucionar o mercado das concessionárias. Hoje em dia, com o avanço da internet, as pessoas…

1 mês atrás

Dicas para aprender a vender automóveis!

Qualquer instrutor de treinamento de vendas de automóveis pode dizer que um cliente já sabe o que deseja antes mesmo…

1 mês atrás

Como escolher óleo lubrificante para o carro

Certamente você parou para encher o carro com combustível e abordou os trabalhadores do posto de gasolina que tentaram enfiar…

2 meses atrás