Categorias Notícias

É Necessário Aplicar Pesquisa de Satisfação no Setor Automotivo?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta de gestão que deve ser aplicada em todos os setores. Engana-se quem pensa que a técnica é exclusiva para o ambiente organizacional. As concessionárias e todo o setor automotivo podem se beneficiar com essa estratégia.

Identificar se os seus vendedores estão atendendo aos clientes da melhor maneira possível, conferir se os veículos estão à altura do que os consumidores buscam e criar ações de marketing voltadas para a análise de dados do seu público são apenas alguns dos benefícios que a pesquisa de satisfação traz.

Vamos conhecer mais sobre o universo das pesquisas? Continue a leitura e surpreenda-se!

Entenda O que é Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação, como o nome sugere, é um questionário que você aplica com os seus clientes para identificar pontos cruciais que ajudem na tomada de decisão de maneira estratégica.

Elas permitem identificar o grau de lealdade dos seus clientes e conferir se eles estão satisfeitos com diversos aspectos, tais como: atendimento, limpeza e organização, qualidade dos veículos, preços e condições de pagamento, e muito mais.

Por que Você Deve Aplicar Pesquisa de Satisfação na sua Concessionária

A Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave) aponta que houve um crescimento no setor automobilístico (incluindo a venda de motocicletas, automóveis e caminhões) de 13,6% em 2018. Isso representou 3.653,500 unidades vendidas.

Esses dados são apenas para ilustrar que esse setor só tende a crescer. Para você ter uma ideia, em muitos lugares do país há, inclusive, revendas de carros operando lado a lado. Então, questionamos: você ainda tem dúvidas se precisa identificar se o seu cliente está satisfeito?

Se ele não for bem atendido ou não encontrar o carro dos seussonhos, ele certamente comprará na concorrência; e você não quer isso, não émesmo? Por isso, uma alternativa interessante é investir nas pesquisas desatisfação para conhecer melhor o seu público e oferecer as melhores soluções para os seus problemas.

Somente assim, o cliente indicará a sua empresa para os seus amigos, interagirá nas redes sociais avaliando a sua marca de uma maneira positiva e também poderá  se tornar um promotor da sua empresa. Veja outros benefícios da pesquisa de satisfação:

  • Conquistara confiança do seu cliente;
  • Avaliar o atendimento do seu time;
  • Reter a base de clientes;
  • Receber feedbacks valiosos do público;
  • Identificar oportunidades de novas vendas;
  • Aperfeiçoaras técnicas de venda;
  • Conhecer quais aspectos a sua marca precisa melhorar.

Veja como Aplicar uma Pesquisa de Satisfação com seu Cliente

Se você não domina esse assunto, pode estar pensando que aplicar uma pesquisa de satisfação é uma tarefa complicada. No entanto,saiba que é muito simples! Veja agora algumas dicas de como aplicá-la!

Faça uma Reunião Estratégica com seus Vendedores para Traçar os Objetivos

reunião de negócios

Primeiramente, faça uma reunião estratégica com todo o seu time explicando que você tem intenção de aplicar uma pesquisa de satisfação com o seu público e peça para listarem o que consideram ponto forte e pontos fracos do seu negócio.

Essa análise feita por todos ajuda a ter um direcionamento na sua pesquisa e também para conhecer melhor o que os seus vendedores pensam sobre o seu negócio — inclusive, você pode aplicar uma pesquisa com o seu público interno também. Assim, o planejamento estratégico da sua marca fica completo.

Escolha o Melhor Modelo de Pesquisa de Satisfação

Saiba que você não precisa quebrar a cabeça para criar um questionário de pesquisa. Atualmente, existem diversos modelos prontos que ajudam a conferir a lealdade dos seus clientes de uma maneira rápida e eficaz.

Por exemplo, você pode apostar no método Net Promoter Score (NPS), que se resume em enviar apenas uma pergunta ao seu cliente:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa concessionária para um amigo?”

Com as respostas, você classifica os seus clientes em promotores (os que estão muito satisfeitos), neutros (os que são indiferentes) e em detratores (os que estão insatisfeitos). Depois, você confere em qual zona a sua concessionária está e cria um plano de ação para transformar clientes neutros e detratores em promotores.

Escolha Uma Plataforma de Pesquisa Completa

Para você não perder tempo tabulando as respostas ou calculando a porcentagem de clientes promotores, neutros e detratores, invista em uma plataforma de pesquisa completa, como a binds.co.

Com os softwares é possível criar modelos de pesquisa personalizados para a sua empresa, cadastrar o banco de dados e enviar os questionários com apenas alguns “cliques”. Além disso, você já encontra alguns modelos prontos (ou se preferir, pode criar um questionário do zero).

Na sequência, basta aguardar as respostas e conferir, em tempo real, todos os resultados. Ao final, você cria um planejamento estratégico baseado em dados dos seus clientes, tendo a oportunidade de melhorar os pontos críticos e fortalecer ainda mais os pontos fortes.

Você já aplica pesquisas de satisfação na sua concessionária? Conte para nós, deixando um comentário neste post.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Chatbot no atendimento ao cliente de concessionárias de veículos

Saiba como tornar ainda mais prático e eficiente o atendimento ao cliente de concessionárias de veículos. Em busca de aprimorar…

16 horas atrás

Carros usados até R$ 50.000,00: veja alguns modelos

Se você está procurando carros usados até R$ 50.000,00, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos destacar as melhores alternativas do mercado,…

3 semanas atrás

Por que as oficinas devem usar e-mail marketing?

Imagine a seguinte situação: Você está planejando fazer uma viagem de carro para o litoral durante o feriado e com…

4 semanas atrás

Data Driven Marketing: veja como ele pode ajudar sua concessionária

O Data Driven Marketing veio para revolucionar o mercado das concessionárias. Hoje em dia, com o avanço da internet, as pessoas…

1 mês atrás

Dicas para aprender a vender automóveis!

Qualquer instrutor de treinamento de vendas de automóveis pode dizer que um cliente já sabe o que deseja antes mesmo…

1 mês atrás

Como escolher óleo lubrificante para o carro

Certamente você parou para encher o carro com combustível e abordou os trabalhadores do posto de gasolina que tentaram enfiar…

2 meses atrás