Marketing para oficinas: como manter o relacionamento com o cliente

Seja em oficinas novas no mercado ou mais tradicionais, ainda é comum encontrarmos pessoas que pensam que a venda termina logo quando cliente deixa o local. No entanto, parte essencial para fazer com que esse consumidor volte, é manter um relacionamento com ele.

Conheça seu cliente

Antes de dar início as estratégias de marketing para oficinas, é importante conhecer o seu cliente ideal e entender qual a melhor forma de abordá-lo. Por exemplo, se a maioria das pessoas que passam por sua oficina são homens de 40 a 50 anos, pode ser que eles prefiram ler e-mails do que posts para as redes sociais.

Mas, como entender qual o seu cliente ideal? Esse é um exercício que cabe inteiramente a você, o primeiro passo é desenhar uma persona, ou seja, a representação fictícia do seu cliente ideal.

Para fazer isso, você pode falar com os seus clientes atuais e tentar entendê-los. Mas, é muito importante que você explique por qual motivo está fazendo a pesquisa e como as informações serão usadas.

Faça o envio de e-mails

Os e-mails, como muitas pessoas podem pensar, não são uma arte em extinção, mas sim, um excelente jeito de falar com o seu cliente. De acordo com o que você identificar na sua persona, ele pode ser mais sucinto ou mais longo.

Pensando em manter o relacionamento por meio do marketing, o ideal é que você mande um e-mail, ao fim do dia, para o cliente que passou pela sua oficina na mesma data. Você pode explicar novamente sobre a garantia do serviço, horário de funcionamento da oficina, colocar um telefone de plantão (se houver) e convidar o cliente a seguir suas redes sociais.

Aconselhamos que esse envio seja feito no fim do dia, porque, assim que o cliente sair da sua oficina, ele não vai ter tempo para ler a sua mensagem e dar a devida atenção que ela merece.

Mas, cuidado:

  • Faça um assunto atrativo;
  • Use o nome do seu cliente em alguma parte do e-mail, de preferência no início.

Essas duas etapas são importantes, pois é pelo assunto do e-mail que vai surgir interesse em ler o conteúdo, e o nome do cliente mostra que você realmente se lembrou dele, não é impessoal.

Use as redes sociais com sabedoria

Não é incomum vermos perfis de empresas postando fotos pessoais na página. Essa prática não é recomendada, porque quem segue um perfil de empresa, tem interesse em visualizar conteúdos relevantes para ela.

Assim, você precisa usar as redes sociais com sabedoria!

No seu estudo de personas você também vai entender onde encontrar os seus clientes on-line: Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter…

Dessa forma, vai saber como falar com eles. Por exemplo, o Instagram oferece diversas ferramentas de interação nos stories: enquetes, perguntas e respostas, perguntas de múltiplas escolhas.

Você pode usar todas e, ao final, enviar o seguidor para um post no feed. Lembre-se sempre de deixar uma chamada para ação: peça para curtir, compartilhar, comentar.

Além disso, você também pode utilizar o marketing de afiliados, saiba mais!

Marketing para oficinas: programas de fidelidade e brindes

Quando falamos em marketing, é muito comum associarmos logo a estratégias digitais, no entanto, o marketing tradicional ainda existe e pode simser utilizado em sua oficina!

Um exemplo disso são os programas de fidelidade. Por exemplo, a cada 10 trocas de óleo, a seguinte sai de graça ou pela metade do preço. Você pode usar como controle um cartão de visitas, com um carimbo da empresa, ou fazer o envio de mensagens via WhatsApp a cada vez que o cliente for em sua oficina e fazer o serviço determinado pelo programa de fidelidade.

Outra estratégia muito eficiente é presentar os clientes com brindes. Por exemplo, se o cliente indicar alguém para a sua oficina e essa pessoa realizar o serviço, quem indicou ganha um copo personalizado ou uma garrafa.

Assim, sempre que o cliente ler o nome da sua empresa, vai se lembrar de você e, quando precisar de uma oficina novamente, seu nome estará no inconsciente dele.

Crie um grupo no Telegram

Hoje, muitas empresas estão preferindo os grupos de Telegram a WhatsApp, pelo número de participantes que é possível adicionar.

A estratégia é muito boa para manter um relacionamento com os seus clientes, pois é um espaço em que você pode compartilhar conteúdos e informações relevantes, como, qual o período correto para fazer a troca de óleo do carro, quando fazer manutenções preventivas, postar promoções, programas de fidelidade e mais ações realizadas em sua empresa.

Dica extra: se você entende que um grupo não é o melhor jeito de fazer isso, pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp. Mas, atenção: em ambos casos, é importante respeitar a vontade do seu cliente e, se ele sinalizar que não quer mais receber informações, o ideal é tirá-lo do grupo ou da lista.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também podem se interessar!

Escrito por: Studio DMS

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Dicas para comprar pneus com desconto

Como comprar pneus com desconto? Saiba quais as principais dicas para realizar a compra de pneus novos e como economizar!…

3 horas atrás

O marketing automotivo te convence a comprar um carro?

A importância do marketing automotivo é cada vez maior no mercado, principalmente para os consumidores que buscam melhorias no conforto…

7 horas atrás

Tabela de serviços estética automotiva – O que vender na sua loja? Entenda!

Uma tabela de serviços estética automotiva deve compreender tudo aquilo que a sua pesquisa de mercado revelou. Afinal, antes mesmo…

3 semanas atrás

Maneiras eficazes de proteger a pintura do carro

Todo motorista gostaria de desfrutar de um carro brilhante pelo maior tempo possível sem arranhões e danos. Então, como proteger…

2 meses atrás

Os perigos de dirigir e mexer no celular

Segundo matéria publicada no jornal A Cidade On, utilizar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes.…

5 meses atrás

7 dicas para economizar com acessórios para carros

Foto: https://www.pexels.com Os acessórios para carros são itenspensados para oferecer maior conforto e ainda melhorar a performancedo veículo. Mas sabemos…

7 meses atrás