Categorias Notícias

Dicas de gestão de trânsito para crianças e futuros motoristas

As crianças ainda não tem licença para dirigir, porém ao ver seus pais e parentes, elas podem tanto pegar gosto pela direção e no tempo oportuno terem vontade de aprender, como também podem ficar apavoradas e não ter o desejo de guiar um carro.

O importante é que entendam que dirigir é algo prazeroso e não deve ser sinônimo de perigo.

Por isso é importante que desde pequenos, eles estejam familiarizados com o assunto e muitas escolas buscam ensinar e conversar com as crianças sobre o assunto, e pensando nisso, criamos esse artigo de gestão de trânsito, com dicas para pais e professores instruírem as crianças para no futuro serem excelentes motoristas.

Adultos, dê exemplo!

A obediência no trânsito precisa ser uma ação normal para os pais habilitados, e as crianças estão sempre de olho nisso.

Se passamos em um semáforo vermelho, ”comemos” parte da faixa de pedestres ou xingamos no trânsito, as crianças estão vendo e poderão no futuro fazer o mesmo ou pior.

Antes de qualquer coisa, independente do tamanho da criança, dê o melhor exemplo no trânsito possível, mudando os hábitos errados como passar em um cruzamento sem olhar para os dois lados…isso pode custar a vida de alguém e a melhor forma das crianças entenderem como funciona o trânsito, é vendo o bom ensino dos pais.

Sempre usem a cadeirinha

Antigamente, as crianças viajavam nos carros sem nenhum tipo de cadeirinha ou dispositivo de segurança, e muitos acidentes fatais poderiam ter sido evitados.

Hoje com o aumento da frota de automóveis, se tornou obrigatório o uso desse tipo de dispositivo para manter as crianças seguras. Existem 4 tipos de cadeirinha:

  • Bebê Conforto- Indicado para recém nascidos e bebês de até 13 quilos;
  • Cadeira para automóvel até 18 quilos;
  • Cadeira para automóvel até 36 quilos;
  • Banco de elevação.

Crianças, só no banco traseiro

No Brasil, a legislação de trânsito estabelece que as crianças deverão ficar somente no banco de trás até os 10 anos, podendo sentar no banco do passageiro a partir dos 11 anos.

No banco traseiro, a criança poderá usar o banco de elevação, que deixa mais alta e proporcional aos adultos.

Sejam bons pedestres antes de serem excelentes motoristas

A melhor forma de ensinar as crianças a serem bons motoristas no futuro é ensinando-as a serem pedestres de qualidade.

Ensinar a atravessarem apenas na faixa de pedestre, olhar para os dois lados (mesmo em uma rua de mão única) e nunca sair correndo quando o semáforo estiver amarelo ou verde para os carros, ainda que longe e esperando a sua vez, são boas dicas para que na hora certa, os pequenos saibam respeitar os outros pedestres e principalmente sejam bons motoristas.

Brincadeiras e jogos para orientar e instruir crianças sobre o trânsito

Muitas escolas tem aulas especiais, onde além de divertir, instruem as crianças de seu papel no trânsito, obedecendo os sinais e sabendo a hora certa de atravessar a rua por exemplo.

Além disso, existem muitos jogos e brincadeiras que de forma lúdica, ajudam as crianças a entenderem como funciona o trânsito e como agir diante dele.

Jogos de tabuleiro podem ser adaptados para ensinar as crianças como o trânsito é e jogos de memória, ajudam a guardar na mente os vários sinais de trânsito e quando é o momento de usá-los.

Gestão de trânsito para gente grande

Quem trabalha na área de Gestão de Trânsito, sabe que muitos são os desafios para um trânsito mais seguro, por isso preparar as crianças é fundamental para que elas sejam boas motoristas no futuro.

O mercado da Gestão de Trânsito só tem crescido nos últimos anos e sempre é necessário novos profissionais, por isso se qualificar com cursos gratuitos de Gestão de Trânsito, garante um futuro melhor também para quem trabalha na área.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Chatbot no atendimento ao cliente de concessionárias de veículos

Saiba como tornar ainda mais prático e eficiente o atendimento ao cliente de concessionárias de veículos. Em busca de aprimorar…

17 horas atrás

Carros usados até R$ 50.000,00: veja alguns modelos

Se você está procurando carros usados até R$ 50.000,00, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos destacar as melhores alternativas do mercado,…

3 semanas atrás

Por que as oficinas devem usar e-mail marketing?

Imagine a seguinte situação: Você está planejando fazer uma viagem de carro para o litoral durante o feriado e com…

4 semanas atrás

Data Driven Marketing: veja como ele pode ajudar sua concessionária

O Data Driven Marketing veio para revolucionar o mercado das concessionárias. Hoje em dia, com o avanço da internet, as pessoas…

1 mês atrás

Dicas para aprender a vender automóveis!

Qualquer instrutor de treinamento de vendas de automóveis pode dizer que um cliente já sabe o que deseja antes mesmo…

1 mês atrás

Como escolher óleo lubrificante para o carro

Certamente você parou para encher o carro com combustível e abordou os trabalhadores do posto de gasolina que tentaram enfiar…

2 meses atrás