Categorias Notícias

Diminuir o consumo de combustível: como?

Diminuir o consumo de combustível: O preço dos combustíveis continua em alta nos postos. O motorista tem cada vez mais que cuidar no uso diário do veículo para poder equilibrar o orçamento no final do mês.

Seja utilizando carros pequenos como o Volkswagen Up! ou o Fiat Mobi o motorista precisa tirar o pé e ser consciente ao ligar o carro.

Ao parar em um posto de combustível e completar o tanque do carro é preciso ter uma ideia exata do quanto ira utilizar do combustível por dia, para ter uma meta de duração do tanque.

Para não deixar de usar o carro diariamente, muitos motoristas passaram a se reeducar e dirigir de forma mais cautelosa e econômica.

Do momento em que a partida do carro é dada até o desligamento do veículo, todo processo consome combustível.

Mas isto não é desesperador, já que muitas atitudes podem ser tomadas nesse processo que tornem o uso mais econômico e mais eficaz no bolso do motorista no final do mês.

Dirigindo com economia

diminuir o consumo de combustível
Foto: Cálculo Exato

Dirigir com economia é seguir à risca todas as indicações que são feitas para a utilização do veículo, normalmente estas especificações são de fábrica. A mais importante dica é “aliviar o pé”.

Aquele motorista pé pesado, que acelera até o fundo, troca as marchas muito rápido ou muito depois do tempo do motor do veículo fatalmente estará gastando mais combustível e forçando ainda mais o motor do carro.

Ao dirigir o veículo é preciso estar atento aos pedidos do motor.

Basicamente, somente observando a rotação do carro através do conta-giros, o motorista já começa a mudar seus hábitos e suavizar a utilização do veículo, deixando as trocas de marcha mais leve e o carro com melhor rendimento do motor.

A regra de ouro é não exceder a velocidade e não trocar as marchas quando o carro está em baixa rotação.

Na prática, ao dirigir em uma via de 40 km/h o motorista não deve seguir em quinta marcha, fazendo com que o motor trabalhe mais para conseguir manter a baixa rotação do carro.

É preciso seguir o conta-giros e muito provavelmente o ideal será seguir pelo trajeto em terceira ou quarta marcha.

Em contrapartida, o motorista esta desgastando o carro também quando está a 120 km/h em uma estrada e não passa a quinta marcha, onde o carro solta o motor e deixa a rotação bastante estável.

Observar o trabalho do motor é aliviar muito o bolso do motorista no final do mês já que tudo isso influencia para diminuir o consumo de combustível.

Melhorando o rendimento

Mesmo que o carro seja 1.0, pequeno e que prometa estar na lista dos mais econômicos como o Ford Ka, a maneira de dirigir e a manutenção em dia do carro vão contar muito para melhorar o rendimento do veículo.

Manter os pneus sempre na calibragem ideal, não exceder a capacidade de peso do carro, tudo isso influencia para diminuir o consumo de combustível.

Outra dica importante para melhorar o desempenho do veículo é trafegar com as janelas fechadas. Mesmo com o ar condicionado ligado, o gasto de combustível será muito menor.

As janelas abertas aumentam o atrito do veículo com o ar, fazendo com que o motor precise trabalhar ainda mais para manter a rotação e velocidade do carro.

A diminuição do atrito aumenta a eficiência enérgica do carro, assim poderá diminuir o consumo de combustível.

Fazer itinerários alternativos também pode contribuir para melhorar o rendimento. Quanto menos engarrafamento e tempo parado no trânsito, menos combustível o carro vai consumir.

As paradas e arrancadas são os pontos em que o veículo precisa de mais força, então acabam consumindo mais combustível.

Mesmo sendo contra as regras de trânsito as competições com os demais veículos, sempre é bom lembrar, toda vez que o motorista exige uma retomada e passada de marcha mais rápida do carro ele precisa injetar combustível no motor, e assim aumenta consideravelmente o consumo.

Utilizar o carro nas estradas tende a ser mais econômico porque a quantidade de tempo que o veículo permanece trafegando em linha reta é maior.

As curvas e os movimentos que são realizados com os pneus durante a direção também demandam de força no motor, por isso aumentam o consumo de combustível durante o trajeto.

5 Dicas para diminuir o consumo de combustível

diminuir o consumo de combustível
Foto: Só Carrão
  1. Calibre os pneus: os carros precisam estar perfeitamente alinhados para trafegar sem aumentar o consumo de combustível. Um carro com os pneus murchos ou desalinhados tende a precisar de mais força do motor para percorrer o trajeto, aumentando consideravelmente o gasto com combustíveis;
  2. Pneus leves: use pneus considerados “verdes” a sua composição é menos agressiva ao meio ambiente. Mas o fator mais importante é leveza encontrada nestes pneus, que melhora o desempenho do veículo.
  3. Use o freio-motor: Utilizar este método para desacelerar o carro é mais barato e eficaz. Diminuir a velocidade gradativamente pela troca de marcha e o corte do combustível é mais econômico do que pisar no freio. Aqui a economia é dupla, no consumo e nas pastilhas, que tem um aumento considerável na sua vida útil.
  4. Faça a manutenção periódica nos filtros: as boas condições dos filtros mantêm o carro alinhado e trabalho de forma sincronizada. Com o filtro de ar velho o motor precisa trabalhar mais para conseguir puxar o ar. O filtro de combustível afeta no desempenho da potência do motor.
  5. Moderação no uso do ar condicionado: mesmo nos dias mais quentes, evite deixar o ar condicionado ligado por todo trajeto que irá utilizar o veículo. Ligue o equipamento para resfriar o carro e depois mantenha desligado. O ar condicionado desligado deixa o carro mais econômico e mais eficiente.

Gostou das dicas para diminuir o consumo de combustível do seu carro?

Então que tal você compartilhar este artigo com os seus amigos para que assim todos fiquem sabendo como gastar menos no final do mês com as paradas nos postos de combustível.

A atenção com o carro e os cuidados diários melhoram o rendimento e diminui o gasto com os reparos no veículo.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Vale a pena comprar o carro Onix 2020 da Chevrolet?

Você já se perguntou se vale a pena comprar o carro Onix 2020 da Chevrolet? Para muita gente, deve valer.…

2 semanas atrás

Como cuidar do carro no inverno

Você sabe como cuidar do carro no inverno? Se não, então precisa aprender. Afinal, a época mais fria do ano…

2 meses atrás

6 dicas essenciais para adquirir um carro financiado

Ter um automóvel na garagem é o sonho de consumo mais comum dos brasileiro, ao lado de comprar uma casa.…

2 meses atrás

Tipos de motos para trabalhar com delivery: entenda quais são as melhores opções

Se você está desempregado, mas ter CNH para andar de motocicletas, então precisa aprender quais são os principais tipos de…

2 meses atrás

Primeiro carro: como cuidar e aumentar a vida útil de veículos

Você acabou de adquirir ou está pensando em comprar o seu primeiro carro? Esse um momento muito importante na vida…

4 meses atrás

Cuidados para o transporte do seu pet de carro

Animais de estimação adoram pegar a estrada junto com seus donos. No entanto, a viagem pode ser complicada dentro de…

5 meses atrás