Categorias Notícias

5 cuidados com a bateria do carro

Você sabia que um dos componentes mais importantes de um veículo é a sua bateria? Sem ela o carro não funciona. O que muita gente não sabe é que são necessários alguns cuidados com a bateria do carro.

Pois é, alguns cuidados podem fazer com que a vida útil da bateria seja prolongada. Se você quer saber quais são eles, este post chegou no momento certo! Antes de mais nada, vamos entender um pouco melhor como funciona uma bateria veicular.

Depois disso você confere 5 cuidados com a bateria do seu carro que vão garantir mais tempo de energia. Vamos começar?

Baterias automotivas: como funcionam?

As baterias para carro funcionam como uma fonte que acumula energia química para o funcionamento dos automóveis. Essa energia química é convertida em energia elétrica que alimenta os componentes elétricos.

O objetivo da bateria do carro é fornecer uma grande corrente por períodos de tempo mais curtos, liberando uma grande quantidade de carga de uma vez na ignição para fazer com que o veículo ligue.

Funcionam de forma diferente das baterias estacionárias, que são capazes de receber carga de forma constante e liberam energia aos poucos.

Outros nomes usados para as baterias automotivas devido a essa suas característica são baterias de partida ou de arranque. Depois da partida ou ignição do carro, quem se responsabiliza pela alimentação de todo o sistema elétrico do veículo é o alternador.

Carregador de bateria de carro

Essa pode ser uma boa alternativa para quem tem medo de ficar na mão devido a uma bateria arriada.

Afinal de contas, é muito desagradável precisar do carro e bem na hora H ele não ligar. Os carregadores de baterias automotivas prometem ser uma solução interessante para esse problema, pelo menos para que você consiga dirigir até a oficina mecânica mais próxima.

É necessário seguir atentamente as orientações do manual de instruções para evitar qualquer problema. Mas, no geral, o procedimento não apresenta muita dificuldade.

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Segundo especialistas automotivos, a vida útil de uma bateria pode variar entre 2 e 3 anos. No entanto, quando uma bateria automotiva não recebe os cuidados necessários, esse tempo pode cair pela metade.

Levando em consideração que uma bateria automotiva não é algo tão barato assim, tomar esses cuidados é fundamental caso você não queria ter que gastar dinheiro com a substituição da peça em um tempo menor do que o normal.

E atenção, se a bateria do seu carro tem “acabado” com muita frequência, isso pode ser sinal de que a bateria não é de boa qualidade ou de que você não está cuidando adequadamente da peça.

Se você procura por peças de qualidade pode optar pelas bateria Moura.

5 principais cuidados com a bateria do carro

1 – Antes de adquirir

Um dos principais cuidados que devemos ter com a bateria do carro deve ser tomado antes mesmo de adquirir uma. É preciso escolher a ideal para o veículo.

Considere a capacidade da peça para ter certeza se ela vai dar conta da necessidade de consumo do veículo.

Analise todo o catálogo das marcas e escolha o tipo conforme a carga de bateria que o carro consome.

2 – Cuidado ao dar a partida

Um dos cuidados mais importante que devem ser tomados com a bateria e toda a parte elétrica de um carro diz respeito a hora de ligar o veículo.

Esse cuidado é necessário pois a ignição exige muita energia da bateria e com muitos itens ligados há o risco dela sofrer com a sobrecarga.

O ideal é manter desligado qualquer equipamento elétrico no momento da partida. Isso inclui o ar condicionado, os faróis, o rádio, o desembaçador e qualquer outro componente que consuma energia. Deixe para ligar tudo depois que o motor já estiver funcionando.

3 – Use apenas acessórios originais

Esse também é um bom cuidado para se tomar em relação à bateria. Isso porque acessórios que não são originais podem representar um consumo de energia superior aos disponível pela bateria.

E se for esse o caso, exigir demais da bateria faz com sua vida útil diminua demais. Verifique a capacidade tanto da bateria quanto do alternador antes de instalar qualquer acessório para ver se são compatíveis.

4 – Não deixe o veículo parado por muito tempo

Carros que ficam muito parados, como os de colecionadores, por exemplo, tendem a ter mais problemas com a bateria.

Alguns componentes do carro continuam a consumir energia da bateria mesmo quando estão desligados pois funcionam em modo stand by. É o caso de cd players, da central de injeção, rádio, relógio, alarme, etc.

O recomendado é conduzir o veículo pelo menos uma vez por semana para que a bateria seja recarregada.

Se não for possível conduzir, é necessário ao menos ligar o motor do veículo de tempos em tempos e deixá-lo funcionando por pelo menos 5 minutos

5 – Inspeção e manutenção profissionais são imprescindíveis

Nossa última dica de cuidado com a bateria do carro para fazer com que ela funcione bem e dure por mais tempo é não abrir mão da inspeção e da manutenção feita pelas mãos de profissionais qualificados.

O sistema elétrico do carro precisa de revisões periódicas juntamente da revisão anual do veículo e de avaliação sempre que apresentar alguns sinais suspeitos de mal funcionamento.

Alguns desses sinais de mal funcionamento do sistema elétrico são a dificuldade na hora de dar a partida no carro e luzes que acendem mesmo sem serem acionadas ou que mudam de intensidade conforme a aceleração.

Inclusive se notar essa dificuldade na hora da ignição evite insistir muito para não sobrecarregar o motor de arranque e nem desgastar a bateria.

Assim que possível leve o veículo a uma oficina ou centro automotivo especializado para que profissionais possam averiguar o problema.

E aí, o que achou do nosso post sobre os cuidados com a bateria do carro? Conte pra gente e deixe seu feedback nos comentários abaixo. Coloque todos eles em prática e veja a vida útil da sua bateria aumentar.

Para mais conteúdo sobre carros e cuidados continue de olho no nosso blog. Até a próxima!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Lei do Insulfilm 2019: quais são as regras para o uso de películas automotivas?

Estar por dentro das leis de trânsito é uma das muitas obrigações dos condutores e proprietários de veículos. Ao conhecer…

3 dias atrás

4 dicas para conservar seu carro

Um carro conservado é um empreendimento certo, pois ao mesmo tempo que é fácil de vender, é também mais difícil…

1 semana atrás

Energia Solar e Carros Elétricos

A cada dia que se passa a preocupação com a sustentabilidade e com um mundo mais limpo cresce tanto por…

3 semanas atrás

Como o SEO ajuda a vender carros usados

Foi-se o tempo em que bastava ter apenas um site na internet para poder ter a chance de vender mais…

1 mês atrás

A importância da Educação Financeira na hora de comprar um carro

O carro sempre foi, e continua sendo, um dos principais sonhos do brasileiro. Todo ano é feita uma pesquisa chamada…

1 mês atrás

Os cuidados na hora de negociar o seguro de carro

Contratar um bom seguro de carro é muito importante para proteger condutores de acidentes, furtos e roubos. Se você quer…

2 meses atrás