Categorias Notícias

4 dicas para conservar seu carro

Um carro conservado é um empreendimento certo, pois ao mesmo tempo que é fácil de vender, é também mais difícil haver uma necessidade de trocar – a não ser que sejam questões técnicas, já que quanto mais conversado maior sua durabilidade em bom estado.

Para conservar seu caro é preciso tomar alguns cuidados diários, assim como para conservar outras coisas que se desgastam com ação do tempo, como toldo e telhado de zinco. Inclusive, um dos cuidados para evitar a ação do tempo é o toldo para garagem.

Manutenções e cuidados farão parte da sua rotina após adquirir um automóvel, caso queira preservá-lo. Não é nada muito difícil e o esforço será muito recompensado, já que um carro bonito e sempre limpo, faz toda diferença.

Como deixar o carro sempre conservado

Bom, para conservar o seu carro, alguns hábitos podem ser de extrema importância e o principal é: conduza o carro com segurança e precaução. Um carro em bom estado é aquele que foi batido nenhuma ou poucas vezes, concorda?

Ao dirigir com segurança, você não só protege a sua vida e as vida das pessoas ao seu redor, como mantém seu carro longe de supostas falhas ou defeitos e conserva suas peças originais.

O momento de abastecer também é fundamental para conservar seu carro, já que a “gasolina suja” pode prejudicar o filtro de combustível, injetores e muitas peças do motor.

Dessa forma, fidelize um posto de confiança, e quando estiver longe e não for possível ir até ele, certifique-se que o posto que está abastecendo usa filtros de bomba.

Outra dica também, refere-se a uma prática muito comum: manter um molho de chaves na ignição. Isso não é aconselhável porque o peso das outras chaves danifica a ignição do carro, prejudicando seu funcionamento.

Garanta sempre que as borrachas de vedação estão em um bom estado, já que fazem parte de um sistema de segurança. Se elas estiverem gastas podem permitir que água de chuvas e outros intempéries entrem no interior do seu veículo, o deteriorando.

E, para conservar o seu carro e otimizar no custo das manutenções, não espere que o seu para-brisa se quebre inteiramente. Caso tenha trincas ou fendas no mesmo, leve-o à oficina, para fazer os reparos.

Essa ação impedirá a substituição total da peça, economizando dinheiro além de futuros acidentes.

Como conservar a pintura do carro

Preservar a pintura já é uma dica muito importante para conservar o seu carro, afinal, uma boa pintura deixa qualquer carro com aspecto de novo.

A primeira recomendação é: evite adesivos de papel! Com certeza, existem métodos que os retiram sem deixar marca, porém é um trabalho extra desnecessário, portanto o recomendável é evitá-los.

Encerar o carro é uma forma de conservar a pintura. Pode não ser a melhor tarefa do mundo e muito não gostam de incluí-la na hora de lavar o carro, porém a cera permite retardar a oxidação do veículo e cria uma barreira protetora contra sujeira externa.

Sempre estacione o carro na sombra. A pintura do carro o protege contra ações do tempo o que evita, por exemplo, o aparecimento de ferrugem. Portanto, para não desgastar facilmente essa linha de defesa é fundamental que se evite longas exposições aos raios solares.

Seguindo o mesmo raciocínio, não deixe de retocar falhas na pintura, assim não prejudicará o objetivo principal da mesma: conservar seu carro.

Não abuse do recurso polir para dar brilho ao carro. Manter a pintura brilhando é o desejo da maioria dos donos de carro, e muito fazem o processo de polimento para conseguir isso.

O que acontece é que o polimento, quando feito muitas vezes, pode ser prejudicial a pintura do carro, pois é um processo abrasivo, o que significa que desgasta uma das camadas de verniz da pintura.

Como conservar o motor do carro

Bom, a estética apesar de contar muito para um carro em bom estado, não é nada se não tiver um motor bem cuidado e que funcione perfeitamente. Então, para conservar seu carro, cuide bem do motor.

Primeiramente, uma coisa que todo mundo deveria saber é: deixar o carro desligado por muito tempo é prejudicial ao motor. Isso acontece não só com carros, mas com equipamentos eletrônicos também.

Dessa forma, ligue seu carro ao menos uma vez ao dia, por um minuto. Caso não possa fazer isso, encha o tanque e desligue os cabos de bateria. Isso pode ajudar muito.

Fique atento também às manutenções de motor – de cada sistema que o compõem – e as realize dentro do prazo. Verifique sempre o óleo e o estado atual de peças como as velas, filtros e os bicos injetores.

Os freios também precisam de muitos cuidados, não só para preservar o carro, como também para a segurança. Por isso, certifique-se se as pastilhas estão funcionando bem e se está tudo em ordem com esse sistema e, principalmente: não ande em ponto morto.

E, por último, mas não menos importante, cuide da bateria do seu carro. Não deixe a chave virada na ignição, a mantenha limpa e sem riscos de danos, pois assim você não só conserva seu carro, como também prolonga a vida útil da bateria.

Como conservar os bancos do carro

O estofamento é um dos objetivos de maior destaque no veículo, quando estão mal cuidados e com uma aparência negativa, influenciam diretamente na estética geral do carro.

É interessante colocar capas nos estofamentos originais, para conservá-los, mas a maiorias das pessoas não gosta dessa ideia. Portanto, evite beber dentro do carro, para não haver riscos de acidentes.

Em bancos de couro é possível fazer uma higienização simples e já será o suficiente, além de investir em hidratação do couro algumas vezes também.

No entanto, em bancos de tecido, é necessário que se aspire antes de lavar, para retirar “o grosso”, ou seja, acúmulo de poeira, gordura e etc.

Agora, se os estofados já apresentarem uma cor e um textura muito desgastada o ideal é que faça uma troca para renovar o visual.

Neste caso, a limpeza periódica e o uso dos produtos certos para cada tecido é que farão a diferença na hora de preservar o item. Lembrando que para conservar o seu carro, não deixe de dar atenção a todos os elementos que fazem parte dele.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como evitar problemas na hora da vistoria veicular

Chegou a época mais temida para todos aqueles que são motoristas: a vistoria veicular. E não adianta justificar que não…

12 horas atrás

Viagem de avião ou viagem de carro – quais os prós e contras para um itinerário de menos de 500 km

Na hora de escolher a melhor forma de viajar é preciso levar em consideração a distância, quantidade de pessoas, tempo…

2 semanas atrás

Leilão de carros: como funciona

Um leilão de carros se parece bastante com outras modalidades de aquisição por arremate. No entanto é necessário conhecer algumas…

3 semanas atrás

Conheça nossa lista dos 11 carros mais rápidos do mundo

Você sabe quais são os carros mais rápidos do mundo? Conheça nossa lista e descubra o motivo deles serem chamadas…

3 semanas atrás

Quer saber se você está apto para fazer o exame teórico do Detran? Faça uma simulação da prova!

Enfrentar o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) costuma ser preocupante para a maioria das pessoas…

1 mês atrás

Carros clássicos que marcaram os anos 70 e 80

Em meio a tanta tecnologia que temos hoje em dia nos carros não podemos nos esquecer deles. Estes modelos foram…

1 mês atrás