Categorias Notícias

5 dicas de como escolher o pneu certo para o seu carro

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? É possível que não saiba. Afinal, são diferentes tipos, com determinadas configurações e indicados para casos específicos.

Como não há muita informação disponível (e alguns vendedores podem não ter o interesse em explicar as diferenças), o motorista fica sem saber como comprar o pneu correto para o seu carro.

Mas existem algumas dicas que poderão ajudá-lo a escolher o pneu perfeito para o seu veículo em poucos minutos. Basta seguir as instruções logo abaixo para encontrar o modelo certo para você.

Siga lendo para saber mais!

1. Verifique se o tamanho do pneu é compatível com o seu carro

Existem pneus de vários tamanhos. Os mais comuns são de 13 polegadas, 15 polegadas e 17 polegadas. Entretanto, nem todos eles cabem nos mesmos carros.

Cada veículo aceita uma determinada faixa de tamanho nos seus eixos. Por isso, é importante verificar se o tamanho do pneu que você pretende comprar é compatível com o seu veículo.

Uma maneira fácil de verificar isso é olhando os pneus que já estão instalados. Se for do mesmo tamanho, pode comprá-lo sem medo. Se não for, não compre, pois você teria 3 pneus de um tamanho e 1 de outro, o que deixaria o carro desbalanceado e poderia causar um acidente.

Se quiser aumentar a largura dos pneus do seu carro, verifique qual o tamanho máximo que o carro aceita e então compre um jogo completo nesse tamanho.

Mas atenção: pneus mais largos consomem mais combustível (já que possuem uma área maior em contato com a estrada e, portanto, precisam de mais força para girar). Faça a troca com consciência!

2. Confira o manual antes de escolher o pneu certo para o seu carro

Existem muitas informações e detalhes que você precisará ter em mente quando estiver na loja de pneus escolhendo seu próximo pneu.

Se você for comprar em uma rede de hipermercados, por exemplo, não terá o apoio dos vendedores (que não são especializados) e terá de saber esses dados sozinho.

Por isso, é importante ter com você o manual de instruções produzido pelo fabricante do seu carro. Ele acompanha o veículo no momento da compra e conta com as informações necessárias para vários processos de manutenção, inclusive comprar um pneu novo.

Leia o manual e anote os dados referentes ao pneu, como largura máxima, capacidade de carga que ele aguenta e outras informações.

Assim, quando estiver vendo os modelos disponíveis, saberá qual poderá comprar e qual não é compatível com seu carro.

3. Preste atenção ao tipo de pneu antes de comprá-lo

Motoristas novatos não sabem que existem vários tipos de pneus diferentes no mercado, cada um indicado para uma situação específica.

Os três principais tipos são o on-road, o off-road e  o de uso misto.

O primeiro, como o nome indica, são voltados para uso urbano, em estradas pavimentadas ou de paralelepípedos.

Os pneus que você tem no carro atualmente, por exemplo, muito provavelmente são on-road. Entre suas características estão sulcos menores para garantir uma superfície de contato com o solo maior, o que gera mais estabilidade ao veículo.

Já os off-road, como você já deve ter adivinhado, são pneus dedicados ao uso em estradas de terra ou lama. Eles são mais usados em veículos aventureiros e se caracterizam por ter sulcos mais largos e carcaça reforçada.

Na prática, os off-road são mais resistentes a furos e lidam melhor com detritos como pedras, poeiras e água.

Já os pneus de uso misto misturam as duas características e oferecem suporte tanto na cidade como em estradas de terra.

Quando for comprar pneu, escolha o tipo adequado com base no terreno por onde você vai dirigir.

4. Leia a etiqueta do pneu para escolher a melhor opção

como escolher o pneu do carro

Você sabe como ler a etiqueta de um pneu? Se não, precisará aprender antes de comprar um novo para o seu carro.

É na etiqueta do pneu que estão informações valiosas, como a resistência ao rolamento, emissão de ruído e aderência em pista molhada.

A resistência ao rolamento indica, como o nome já entrega, a facilidade com que o pneu gira com o carro em movimento. Quanto menor, menos combustível necessário para fazer o veículo andar.

Já a aderência em pista molhada entrega a capacidade do veículo de grudar na estrada durante a chuva, o que indica a estabilidade e controle da dirigibilidade em condições adversas. Por fim, a emissão de ruído mede a quantidade de barulho que o pneu faz ao andar pelas ruas.

É importante avaliar cada um destes elementos de modo a escolher o pneu que faz mais sentido para você.

5. Avalie a banda de rolagem do pneu e escolha o modelo adequado

Você sabe o que é uma banda de rolagem? Tudo bem se não souber, nós explicamos!

A banda de rolagem é a parte mais “famosa” do pneu, já que é o setor que fica em contato com o chão, ou seja, é a parte externa do pneu que você enxerga quando olha para ele.

Essa parte do pneu é composta por três elementos: os sulcos, ranhuras e barras, cada um deles com uma função específica.

Quando for comprar um pneu, analise bem a banda de rolagem para escolher um modelo adequado. Uma banda assimétrica, por exemplo, tem sulcos diferentes entre o lado esquerdo e o direito. Isso significa que o veículo vai escoar melhor a água e garantir mais estabilidade em estradas molhadas.

No caso de um pneu off-road, a banda assimétrica ajudará a eliminar os pedaços de lama que ficam grudados no pneu.

Em contrapartida, a banda simétrica tem melhor encaixe em pistas secas, pois apresenta uma área mais ampla de contato com o solo. Por esse motivo ela é  indicada, caso você more em uma região onde chove menos.

Curioso como uma coisa tecnicamente simples como o desenho dos sulcos na superfície do pneu pode causar tantos efeitos na dirigibilidade, não é mesmo?

É fato que escolher o pneu para o seu carro não é uma tarefa fácil. Não basta entrar em uma loja e comprar o primeiro que avistar. É necessário analisar vários critérios antes de fechar negócio. Entretanto, se você seguir as nossas dicas acima, não terá nenhuma dificuldade para comprar a peça certa para o seu veículo.

E aí, gostou de aprender como escolher o pneu para o seu carro? Agora sua vida de motorista vai ficar mais simples, né? Conte para a gente qual o elemento mais importante de um pneu para você!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como motores eficientes geram economia de energia na indústria?

Atualmente, vivemos em um tempo onde recursos como os naturais ou mesmo os financeiros passaram a ter um valor preponderante…

3 dias atrás

5 causas de possíveis falhas em motores elétricos

Você sabe o que é e quais são as funcionalidades de um motor elétrico? Sabe também como identificar os principais…

3 dias atrás

Como o sol e a chuva ácida podem danificar seu veículo em poucos anos?

O sonho de possuir um bem material como um automóvel se faz presente na vida de várias pessoas por diversos…

3 dias atrás

Os carros mais alugados do Brasil

Em análise feita pela equipe da CarroAluguel.com (portal especializado em locação de veículos), com base nos dados de mercado e…

2 meses atrás

Quanto custa a troca de óleo e onde fazer?

A troca de óleo deve ser realizada em uma oficina mecânica e custa, em média, R$230. A troca de óleo…

2 meses atrás

Confira as 8 principais dicas de segurança que você deve seguir na estrada

Vai fazer aquela viagem de carro tão esperada? Então, certamente, você já deve saber que, apesar de parecer algo simples,…

2 meses atrás