Categorias Notícias

Primeiro carro: como cuidar e aumentar a vida útil de veículos

Você acabou de adquirir ou está pensando em comprar o seu primeiro carro? Esse um momento muito importante na vida de qualquer pessoa, pois um veículo pode oferecer diversos benefícios para o seu condutor.

No entanto, cuidar do seu primeiro carro é uma responsabilidade enorme, tanto para proporcionar um aumento de vida útil para ele, quanto para sua segurança. Provavelmente, você terá muitos carros em sua vida, mas o seu primeiro automóvel estabelece hábitos bons e ruins que irão permanecer com você.

É por esse motivo que é essencial que você se concentre em cuidar do seu primeiro carro agora, para saber como manter a sua segurança e a dos seus futuros carros.

Para te ajudar, separamos algumas dicas fundamentais sobre como cuidar e aumentar a vida útil de veículos. Confira!

Principais dicas para você cuidar do seu primeiro carro

Cuidar de um carro, principalmente quando se trata do primeiro, que pode já ser usado, pode demandar dinheiro e tempo, mas o investimento que você irá fazer hoje proporcionará economia de dinheiro no futuro. Com um veículo bem preservado, será muito mais fácil vendê-lo futuramente.

Alguns cuidados com carros já são bem conhecidos como, por exemplo, manter uma pintura impecável, mas existem alguns outros que também merecem muita atenção, mas infelizmente são deixados de lado.

Pensando nisso, separamos as dicas abaixo:

·         Dirija sem amigos por um tempo

Essa dica é direcionada para quem completou 18 anos recentemente e já possui o primeiro carro. Para evitar acidentes, é importante que você não dirija com amigos no carro. Não importa o quão habilidoso motorista você pense que é, ou quão concentrado você tenta se manter, amigos são distrações e isso pode ter graves consequências. Por esse motivo, é importante que se espere pelo menos de seis meses a um ano antes de começar a dirigir com outras pessoas que não sejam seus pais.

·         Troque o óleo com frequência:

Passar muito tempo sem trocar o óleo do carro não é um erro que costuma acontecer somente com quem acaba de comprar o primeiro carro. Os carros podem até durar bastante tempo sem a troca de óleo, mas não serão confortáveis e podem quebrar se você demorar demais entre as trocas. Essa troca não costuma ser cara, então você pode economizar um pouco por mês e depois troque o óleo!

·         Cuide dos itens e acessórios:

Você precisa cuidar de tudo em seu carro, inclusive dos itens e acessórios que ele possui. Manter o funcionamento das autopeças é essencial para que você possa dirigir de forma segura e confortável. Muitas pessoas, no momento de comprar o primeiro carro, não podem escolher uma opção com itens muito modernos, porém, existem alguns que costumam vir em quase todos os carros, como o rádio automotivo, por exemplo. Lembre-se que se você não tiver cuidados com os itens, trocas e manutenções serão necessárias no futuro, o que fará você gastar mais dinheiro.

·         Mantenha o carro organizado e limpo:

Ter um veículo bagunçado não significa que ele irá quebrar, mas esse é um hábito muito ruim não somente para o carro, mas também para você. É essencial limpar o seu carro regularmente para evitar que ele seja danificado na parte interior. Se ele estiver organizado, sempre que você sair com outras pessoas no seu carro, você não precisará jogar tudo no banco de trás ou no porta malas. Outra coisa muito importante e sempre que necessário lavar o seu veículo. Você mesmo pode fazer isso em casa, lavando a parte externa com água e sabão (ou produtos específicos) e usando um aspirador de pó para limpar na parte interna.

·         Sempre verifique a pressão dos pneus:

Manter a pressão adequada dos pneus irá mantê-lo seguro e fazer com que você economize dinheiro. Isso porque pneus sem a pressão adequada podem provocar sérios problemas, como acidentes, por exemplo. Além disso, pneus com a pressão correta possuem uma vida útil mais longa. Você deve ter muita atenção a isso, pois a pressão dos pneus irá mudar constantemente à medida que o seu caro percorrer quilômetros. É por isso que é tão importante fazer a verificação regularmente e adicionar ar sempre que for necessário.

Saber de mecânica também é necessário?

Quando você tirou sua habilitação e fez suas aulas teóricas, você viu um pouco sobre mecânica, mas será que você se lembra de tudo? É comum não se lembrar, ainda mais se você demora muito tempo para ter o seu carro.

No entanto, entender sobre mecânica básica é muito importante para que você saiba fazer coisas essenciais como verificar o nível de óleo no carro. Por enquanto, pode ser que seus amigos e familiares te ajudem a fazer a parte de manutenção básica do carro, mas um dia provavelmente terá alguma situação onde você precisará fazer isso por conta própria.

Agora que você já conferiu as nossas dicas, quais delas você já segue? Cuide do seu primeiro carro para que ele dure muito tempo e você evite gastar dinheiro.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Cuidados para o transporte do seu pet de carro

Animais de estimação adoram pegar a estrada junto com seus donos. No entanto, a viagem pode ser complicada dentro de…

3 meses atrás

Saiba como valorizar o carro usado na hora da revenda

Muitos motoristas gostariam de saber como valorizar o carro usado na hora da revenda do seu automóvel. Afinal, na maior…

4 meses atrás

Carro para Pessoas com Deficiência (PCD): qual é a desvalorização desses veículos no mercado?

Estudo mostra apresenta os 63 automóveis disponíveis no mercado dentro dos critérios de isenção de impostos para Pessoa com Deficiência…

4 meses atrás

Dicas de cuidados com o seu carro antes de viajar

Todo mundo gosta de uma boa e velha viagem, não é mesmo? Trata-se de um período de lazer com a…

6 meses atrás

Realidade Virtual transforma público do GP de F1 em piloto

Já imaginou pilotar um carro de Fórmula 1 sem sair do lugar? Pois é esta a sensação que o empreendedor…

6 meses atrás

Como evitar problemas na hora da vistoria veicular

Chegou a época mais temida para todos aqueles que são motoristas: a vistoria veicular. E não adianta justificar que não…

7 meses atrás