Categorias Notícias

Atendimento nos postos de combustível: dicas

Atendimento nos postos de combustível: Todo cliente gosta de ser bem atendido

Atendimento nos postos de combustível: Quanto mais acirrada é a concorrência de mercado, melhor se destacam aqueles vendedores e locais em que existe a preocupação por um trabalho de excelência em atendimento e foco nas necessidades do freguês.

No caso do atendimento do cliente no posto de combustível deve ser prioridade para quem deseja se destacar nesse segmento de mercado.

Até porque existem fatores determinantes que podem influenciar a avaliação feita a um determinado estabelecimento – tanto positiva quanto negativa.

Por essa razão, todo o processo de gestão e administração de um posto deve levar em conta que tipo de situações podem favorecer a satisfação de sua clientela.

E o que irá diferenciar um posto da concorrência certamente é seu cuidado humano durante um atendimento.

Com base nessa realidade, oferecemos dicas valiosas para quem deseja não somente abastecer o veículo de alguém, como o econômico Renault Sandero, mas transformar a compra de produtos e serviços uma experiência significativa que possa garantir a fidelidade do cliente.

Diversificar os serviços pode ser um modo de trabalhar esse aspecto de marketing e relacionamento.

Afinal,  mesmo que um cliente tenha como finalidade abastecer seu veículo, um posto oferecer muitos outros serviços e, quanto maior o mix do que oferece, proporcionalmente maior será a chance de atendimento diferenciado e de causar um bom impacto.

Quem não gosta de aproveitar a ida ao posto para usar um banheiro limpinho, tomar um cafezinho, comprar um pão quentinho, lavar seu automóvel enquanto lê o jornal do dia e dá uma olhada nos classificados de carros usados?

Esses serviços complementares ajudam muito a cativar a clientela, podendo ser oferecidos num posto de combustível tranquilamente – o que, de quebra, ainda ajuda a aumentar os lucros do estabelecimento.

Como atender bem?

atendimento ao cliente nos postos combustivel
Foto: minaspetro

Esteja atento a prioridades. Atender bem não envolve apenas o tratamento cordial com o cliente, mas também alguns aspectos de imagem, como a aparência e a organização do posto.

Jamais trate de forma diferenciada um proprietário de um Volvo que acabou de sair da concessionária e ainda não emplacado de um motorista que chega ao seu posto com um Ônix usado.

Mais do que nunca, os consumidores tem estado exigentes, e oferecer um ambiente respeitoso, com valores humanos focados na pessoa humana, limpo e seguro faz parte desse quesito.

Investir em um layout moderno, com informações de estacionamento, valores, placas de sinalização para a loja de conveniências, banheiro, borracharia, local para calibrar os pneus é um modelo disso.

Mas, um up nesse atendimento pode significar o ganho de um cliente fiel como, por exemplo, em locais em que em dias de chuva o frentista calibra o pneu diretamente na bomba; o que agrada o motorista com tamanha comodidade.

Em relação ao atendimento, invista em seus colaboradores. Capacite-os para satisfazer o consumidor, especialmente os frentistas.

Eles são a carteira de identidade do posto, sua maior vitrine justamente pelo fato de terem contato direto com a clientela.

Realizar treinamentos para estabelecer um padrão de atendimento nos postos de combustível, com um formato de procedimentos padronizados ajuda muito na hora de satisfazer o consumidor.

Hoje em dia o frentista acaba sendo um consultor para as necessidades do motorista e já ali no atendimento pode oferecer produtos a mais para suas necessidades, como lubrificantes, óleos, limpeza de vidros…

Alguns diferenciais importantes

atendimento nos postos de combustivel
Foto: minaspetro

Visando evoluir continuamente, é importante que a gerência de um posto de combustível tenha metas estabelecidas. Somente assim elevará continuamente sua rentabilidade e volume de clientes.

Procure ao máximo personalizar o atendimento, fazer cadastro de propects, preparar ofertas, enviar promoções por SMS ou whatsApp, saber o período em que precisará de uma nova troca de óleo ou presentear com uma lavagem completa após encher o tanque, planos de descontos, distribuição de prêmios sazonais, como por exemplo em campanhas de Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães…

Por meio da segmentação de vendas, você poderá gerar resultados muito melhores, além de ter o cliente fidelizado.

Contudo, é importante saber que para conseguir conquistar de modo concreto a plena satisfação do seu cliente, necessário bastante esforço.

Este é um processo contínuo, diário, que leva um certo tempo. Portanto, mais do que nunca, é necessário inovar e desenvolver ações contínuas para buscar a excelência e melhorar objetivamente os serviços prestados em seu posto de combustíveis, desde que o cliente chega para abastecer até o momento em que sai com seu automóvel.

Como avaliar resultados

Por mais que se faça um esforço contínuo para atender bem a um cliente, é importante também avaliar se as medidas adotadas realmente geram resultados!

De nada adianta fazer diversos procedimentos e investir em pessoas, melhorias no ponto comercial, aquisição de produtos diversificados para suas gôndolas nas lojas de conveniências se isso não trouxer resultados concretos.

Mensurar resultados é uma ação extremamente significativa, pois por meio dos números de crescimento, estagnação ou queda de lucratividade, é possível verificar se todos os esforços de marketing e gestão em seu posto de combustível estão sendo bem sucedidos.

Porém, nada de nervosismo a curto prazo! Gerentes que ficam obcecados por resultados acabam contaminando o ambiente do local de trabalho, tornando o clima mais pesado para os funcionários e, consequentemente, para os clientes.

Nem sempre os resultados serão imediatos e sempre é válido sentar e analisar onde você errou e recolher impressões de sua equipe – por estarem em contato direto com o clientes, poderão fornecer informações preciosas para melhorias contínuas.

Até dentro desse leque de aspectos, uma excelente dica seria fazer a mensuração de resultados num formato mais segmentado, analisando item por item daquilo que tem mais saída e rotatividade nos produtos e serviços disponibilizados em seu postos de combustíveis.

Vale à pena lembrar que, em se tratando de oferta de mercado, muitas vezes você poderá estar fazendo um atendimento impecável, mas também há um fator externo a se relevar e estar atento: a concorrência.

Procure continuamente verificar se os seus concorrentes diretos estão oferecendo benefícios e formatos de atendimento melhores do que os seus. Procure elevar seu padrão e analisar pontos a melhorar. Uma boa análise da concorrência pode ajuda-lo a tomar decisões inovadoras para aprimorar o atendimento nos postos de combustível e construir boas estratégias de superação.

O que você faz para alcançar a excelência no atendimento nos posto de combustível? Conte sua experiência pra gente. Participe! Enquanto isso, também aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como o SEO ajuda a vender carros usados

Foi-se o tempo em que bastava ter apenas um site na internet para poder ter a chance de vender mais…

1 dia atrás

A importância da Educação Financeira na hora de comprar um carro

O carro sempre foi, e continua sendo, um dos principais sonhos do brasileiro. Todo ano é feita uma pesquisa chamada…

4 dias atrás

Os cuidados na hora de negociar o seguro de carro

Contratar um bom seguro de carro é muito importante para proteger condutores de acidentes, furtos e roubos. Se você quer…

3 semanas atrás

Quebrando Mitos: Gasolina x Álcool

Texto por Ricardo Arcuri. O fato de estarmos num País cheio de recursos naturais é como ser técnico de um…

1 mês atrás

5 dicas de como escolher o pneu certo para o seu carro

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? É possível que não saiba. Afinal, são diferentes tipos,…

1 mês atrás

Nova ferramenta: Concessionárias agora podem detectar mais facilmente probabilidade de inadimplência

Acaba de ser lançado no mercado a ferramenta Score que ajuda pequenas e médias empresas com questões de segurança e gestão de…

1 mês atrás