Categorias Motos

Viajar de moto: dicas para uma viagem inesquecível

Viajar de moto: Viajar é sempre um prazer incrível. Conhecer novas culturas, passear, ver belezas naturais, entrar em contato com novas pessoas, descansar, agitar.

Tudo isso e mais um pouco é possível e válido quando temos a chance de nos deslocarmos. Porém, o que muitas pessoas não levam em consideração é que a viagem em si, o percorrer do caminho, também pode ser uma atração e tanto.

Ainda mais se ele for realizado de moto, pois, com o veículo de duas rodas, você pode ter visões privilegiadas da natureza e mais contato com ela. Tudo realizado com os devidos cuidados, sempre. Confira!

Antes de pensar no trajeto e nas vantagens que ele oferece caso você viaje de moto, é preciso pensar em segurança.

A recomendação é jamais sair de moto, mesmo que para caminhos menores (dentro da cidade, por exemplo), sem as devidas revisões na máquina.

Pois, se já há perigo em trajetos menores, o risco de algo acontecer em viagens grandes é muito maior.

Não coloque o seu bem-estar, os dos demais e a da sua moto em comprometimento.

Confira algumas dicas que separamos para você deixar sua moto perfeita para viajar.

1 – Cheque o óleo: não pense, de forma alguma, em circular com o óleo vencido. Atente-se ao prazo de validade especificado pelo fabricante e verifique os níveis do líquido para que o motor funcione corretamente.

2 – Pneus cheios: já imaginou ter que interromper sua viagem e jogar fora um pneu perfeitamente novo porque ele furou ou está com a carcaça comprometida? Pois é, uma verdadeira tragédia. Calibre os itens ou troque-os, caso necessário, antes de viajar.

3 – Amortecedores em dia: amortecedores desgastados podem causar trincas e até rupturas no chassi da moto. Verifique e troque os itens (inclusive os amortecedores traseiros, em caso de motos que apresentam as ferramentas em ambas as partes), pois a estrada pode exigir muito deles.

4 – Descida livre é furada: em meio há alguns proprietários de motos, há uma prática muito comum na qual se desliga o motor em descidas e se percorre longos trajetos dessa forma, sem a utilização da peça. Isso é feito para economizar combustível, porém, abrange várias desvantagens para a máquina. Isso porque, por mais que o motor esteja desligado, outros itens do veículo continuam funcionando, como a transmissão. Ou seja, as engrenagens internas estão em movimento, mas como o motor está nulo, a lubrificação dessas peças fica comprometida. Por isso, mantenha a moto ligada o tempo todo durante seu uso!

5 – Correntes novas: a chamada transmissão secundária, composta por corrente, coroa e pinhão, também precisa de atenção constante. Ou, melhor, lubrificação constante. Especialmente se você vai viajar. A vida útil desses itens pode ser muito longa caso recebam um banho de spray lubrificante adequado. Outra dica para manter a corrente em bom funcionamento é deixá-la na tensão correta (nem muito esticada, nem muito curta).

6 – Caixa de direção: a caixa de direção afrouxou? É hora de consertar. É um reparo simples e rápido, porém, se ignorado, pode causar a avaria dos rolamentos. Não o tome, portanto, como um problema pequeno e que pode ser resolvido no futuro.

7 – Gasolina certificada: a gasolina correta pode fazer toda a diferença para a sua moto. Evite gasolinas batizadas, pois elas podem comprometer (aos poucos) o desempenho e o funcionamento do seu veículo. Por isso, não feche o bolso no momento de abastecer e procure por combustíveis certificados e que não farão mal a sua máquina.

As belezas de viajar de moto

viajar de moto
Foto: Gente de moto

Uma vez revisada a moto, é hora de colocá-la para rodar. Durante a viagem na máquina de duas rodas, as possibilidades são muitas, bem como as vantagens ao longo do caminho. Veja algumas.

Liberdade: as motos proporcionam uma sensação fantástica de liberdade, pois, diferentemente dos carros, não possuem dimensões que confinam o piloto. Ou seja, ele está o tempo todo em contato com o exterior.

Velocidade plena: em viagens longas, o que não falta são estradas para acelerar e aproveitar a potência da sua moto, seja ela esportiva ou não. Lembre-se apenas de respeitar os limites de velocidade e as sinalizações.

Paisagens: quase todas as viagens oferecem lindas paisagens e natureza exuberante para quem se aventura pelas estradas. São as oportunidades perfeitas para parar a moto (com cautela, em locais permitidos) e apreciar e até explorar, caso seja possível. As motocicletas, por serem menores e mais práticas, oferecem a possibilidade de parada com mais facilidade.

Sossego: apesar de o trânsito exigir atenção redobrada, há momentos de sossego em que o piloto pode apenas aproveitar a estrada e apreciar as vantagens da sua motocicleta. O que, para muitos amantes e aficionados por motos, funciona como uma terapia. Nada como curtir o momento, não é mesmo?

viajar de moto

Testes: além de poder testar a velocidade da sua moto, as estradas também permitem que você avalie outros pontos importantes do seu veículo, como aerodinâmica, estabilidade, consumo de combustível e os opcionais (caso tenha). Em uma viagem, portanto, você pode atestar se sua moto é apropriada ou não para viagens longas. Caso a resposta seja negativa, talvez seja o momento de voltar a procurar motos especialmente para esse fim.

Para aproveitar ainda mais a viagem, lembre-se também de pilotar com responsabilidade.

Por mais que seja tentador extrapolar os limites de velocidade, eles estão lá para proteger você e os demais motoristas.

Em pistas com muitas curvas, especialmente, reduzir a velocidade é imprescindível para que não haja riscos. Além disso, não realize ultrapassagens proibidas.

Embora a moto seja menor, passar por alguém em trechos não permitidos pode resultar em acidentes e multas salgadas, que também rendem pontos para a carteira.

Por isso, espere para acelerar ou ultrapassar apenas em locais sinalizados e próprios para isso.

No mais, apenas aproveite o máximo que puder, quer esteja sozinho ou com companhia.

Torne a sua viagem numa verdadeira experiência inesquecível por meio de nossas dicas, avalie o desempenho da sua máquina de duas rodas e respeite as regras de trânsito. Tenha uma ótima viagem!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Quer saber se você está apto para fazer o exame teórico do Detran? Faça uma simulação da prova!

Enfrentar o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) costuma ser preocupante para a maioria das pessoas…

5 dias atrás

Carros clássicos que marcaram os anos 70 e 80

Em meio a tanta tecnologia que temos hoje em dia nos carros não podemos nos esquecer deles. Estes modelos foram…

7 dias atrás

Guia de segurança no carro para bebês e crianças – Adequado para 0-12 anos

A segurança de uma criança em qualquer tipo de veículo é simples e depende, exclusivamente, do uso adequado dos sistemas…

7 dias atrás

Lei do Insulfilm 2019: quais são as regras para o uso de películas automotivas?

Estar por dentro das leis de trânsito é uma das muitas obrigações dos condutores e proprietários de veículos. Ao conhecer…

4 semanas atrás

4 dicas para conservar seu carro

Um carro conservado é um empreendimento certo, pois ao mesmo tempo que é fácil de vender, é também mais difícil…

1 mês atrás

5 cuidados com a bateria do carro

Você sabia que um dos componentes mais importantes de um veículo é a sua bateria? Sem ela o carro não…

1 mês atrás