Categorias Carros Notícias

Seguro Auto: O que você precisa saber antes de contratar

Quando compramos um carro, ele se torna um dos bens mais importantes que adquirimos, e uma das principais preocupações com o veículo deve ser o seguro, afinal só ele protege contra eventuais imprevistos.

Contratar um seguro é uma das primeiras ações a serem tomadas após a compra do veículo, mas pode ser que surjam dúvidas no processo, já que ele costuma ser burocrático e levar algum tempo de pesquisa.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o melhor seguro auto para suas necessidades.

8 coisas para saber antes de contratar um Seguro Auto

  1. Conheça os tipos de cobertura

Antes de contratar um seguro, a primeira coisa que se deve prestar atenção é nas coberturas oferecidas por cada empresa. Antes de escolher a empresa com o maior número de coberturas e serviços, é importante pesar se aquelas coberturas fazem sentido para o seu dia a dia.

Cada seguradora pode oferecer uma variedade grande de serviços e opções de coberturas, algumas mais básicas como roubo, furto e incêndios, e outras mais avançadas que protegem os acessórios do carro, vidros, etc.

Algumas empresas também oferecem outros tipos de benefícios com os seguros, como descontos em lojas, plataformas online, serviços gratuitos para residência, entre outros. Prestar atenção nessas informações pode ser um grande benefício na hora da contratação.

É possível encontrar todas as informações sobre as coberturas, benefícios e serviços nos sites das seguradoras, então não deixe de pesquisar e comparar com as suas necessidades.

  1. Pesquise os serviços de assistência oferecidos

Além das coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras, algumas oferecem alguns serviços de assistência.

A assistência é ideal para imprevistos, como quando a gasolina acaba, o pneu fura ou a chave fica trancada dentro do veículo, e algumas seguradoras oferecem esses serviços 24 horas, o que garante que você sempre vai ter como pedir ajuda.

E olha só, em casos de assistência, você não precisa registrar um pedido de reembolso, já que as reparações feitas geralmente são muito simples, então a seguradora não vai te indenizar pelo serviço feito.

  1. Busque os melhores preços para o seu bolso

Quanto mais você pesquisar, maiores as chances de encontrar um seguro com coberturas e um preço que faça mais sentido para as suas necessidades.

O melhor jeito para buscar os melhores preços é realizando cotações. Quanto mais cotações você fizer, mais base terá para comparar e escolher o melhor seguro para você.

Não é preciso ir a cada seguradora ou consultar um corretor pessoalmente para realizar as cotações, dentro do site de cada seguradora é possível fazer o processo e saber na hora ou por e-mail o valor final do seu seguro.

  1. Entenda o que é franquia

De um jeito bem simples, franquia é o valor que o segurado paga para a seguradora em caso de reembolso. É uma forma de a seguradora e o cliente “dividirem” os custos do reparo do carro.

Os principais tipos de franquia que o mercado oferece são :

  • Franquia obrigatória: é a franquia com o valor total definido pela seguradora, com base no valor de mercado do seu veículo ou das peças de reposição;
  • Franquia reduzida: corresponde a aproximadamente 50% do valor da franquia obrigatória. Nesse tipo de franquia, é comum que o valor pago pelo segurado nas parcelas do seguro seja maior, já que a participação dele no sinistro é menor.

E fica ligado, em caso de sinistros por perda total (quando o valor de conserto do veículo ultrapassa 75% do valor do veículo), a franquia não é cobrada.

  1. Confira a reputação da empresa

Escolher uma seguradora confiável pode ser um desafio, e saber como a empresa é posicionada frente aos consumidores pode ajudar.

Acompanhar o atendimento ao cliente da empresa é uma das maneiras mais eficazes de saber se a seguradora vai sanar suas dúvidas no momento em que você precisar. Um dos jeitos mais fáceis de saber a opinião de outros clientes que já utilizaram os serviços anteriormente é o site do Reclame Aqui.

O Reclame Aqui é a principal plataforma de atendimento do país, e por lá é possível encontrar reclamações, avaliações, perguntas e respostas e também a nota que cada empresa recebe pelos atendimentos ao longo do tempo.

No caso das seguradoras, procure sempre buscar comentários que falem sobre os pagamentos de reembolsos, assistências e também outros benefícios da empresa que você está pesquisando.

  1. Esteja atento à vistoria

A vistoria é o processo de avaliação que a seguradora realiza nos carros, para determinar o estado do veículo.

As características visuais, motoras e elétricas dos automóveis podem influenciar no custo do seguro e, até mesmo, ser razão para a seguradora recusar cobrir o carro, afinal, mais defeitos significam mais chances de recorrer a um sinistro e, portanto, mais custos para a seguradora.

Normalmente, o processo de vistoria é realizado pela própria seguradora ou por alguma agência credenciada, mas com os avanços da indústria já existem seguradoras digitais que realizam a inspeção de forma online.

  1. Não omita informações da seguradora

Ao fazer a contratação de um seguro de automóvel, você vai precisar fornecer algumas informações, e é essencial que elas sejam sempre verdadeiras.

As perguntas podem ser referentes aos comportamentos de uso do carro, número de condutores, etc., e as respostas que você vai dar são utilizadas para calcular o preço e a avaliação do risco pela seguradora.

É importante que todas as informações fornecidas sejam verdadeiras porque a seguradora irá conferir todas as respostas, e negará o pedido de contratação se descobrir que há informações falsas por ali.

  1. A seguradora pode negar sua cotação

Quando realizar uma cotação e um pedido de proteção para uma seguradora, esteja ciente de que ela pode negar o pedido. Os casos de negativa são mais comuns do que se imagina, e se a empresa se negar a oferecer o serviço, ela sempre deve se justificar.

Alguns motivos como veículos muito antigos, com peças de difícil reposição ou com um histórico muito grande de acidentes são alguns dos fatores que podem levar uma seguradora a negar a proteção para algum automóvel.

Protinho! Agora você já sabe as principais coisas para ficar de olho na hora de procurar um seguro que te atenda na hora dos imprevistos.

Curtiu as dicas? Então compartilhe esse post nas redes sociais e deixe um comentário com mais alguma dica que você conhece e que pode ajudar alguém a escolher o seguro ideal.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Carro sustentável: conheça os modelos menos poluentes

É importante para todos os consumidores brasileiros conhecer os modelos de carros menos poluentes do mercado. Afinal de contas, as…

3 semanas atrás

5 serviços que você não encontra em qualquer auto center

Fundador de rede de centros automotivos de São Paulo as dificuldades e vantagens de investir em serviços diferenciados Um auto…

4 semanas atrás

SAIBA COMO O MARKETING DIGITAL PODE MELHORAR AS SUAS VENDAS EM 2021

Imagem: Pixabay Descubra como movimentar as suas vendas de forma simples e prática durante a pandemia Segundo o Instituto Brasileiro…

3 meses atrás

5 dicas de Marketing para oficinas de automóveis

Imagem: Pixabay Se você é dono(a) de uma oficina mecânica, você sabe que os clientes precisam de um empurrãozinho a…

4 meses atrás

Marketing para oficinas: como manter o relacionamento com o cliente

Seja em oficinas novas no mercado ou mais tradicionais, ainda é comum encontrarmos pessoas que pensam que a venda termina…

4 meses atrás

Chatbot no atendimento ao cliente de concessionárias de veículos

Saiba como tornar ainda mais prático e eficiente o atendimento ao cliente de concessionárias de veículos. Em busca de aprimorar…

4 meses atrás