Categorias Carros Notícias

Os perigos de dirigir e mexer no celular

Segundo matéria publicada no jornal A Cidade On, utilizar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes.

Além disso, tal prática é classificada como uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Logo, a pessoa que é pega por dirigir e mexer no celular tem como penalidade 7 pontos em sua carteira de habilitação e uma multa de R$ 293,47.

Infelizmente, tal punição parece não ser o suficiente para desincentivar as pessoas a utilizarem o celular ao volante.

Ainda de acordo com informações da publicação do jornal, em 2020, 66 mil pessoas foram multadas por essa prática.

E não é difícil de encontrar motoristas mexendo no celular, basta dar uma voltinha de carro e observar. Com certeza você vai ver alguém que está digitando ou conversando enquanto dirige.

Em alguns casos, a punição por dirigir e mexer no celular pode ser combinada com um outro tipo de infração: condução do veículo sem as duas mãos ao volante. Por sua ves, essa infração gera 5 pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 130,16.

Dirigir e mexer no celular é tão perigoso quanto o consumo de álcool

Conforme artigo publicado no site da Porto Seguro, o envio de mensagens pelo celular é capaz de retardar a reação do motorista em 35%.

Na mesma linha, quando falamos do álcool, há um retardamento de 12%. Portanto, dirigir e mexer no celular é ainda mais perigoso do que dirigir bêbado.

Dessa forma, não importa se está apenas conferindo o resultado das loterias enquanto o sinal está fechado ou mandando uma mensagem importante durante o seu trajeto, usar o celular ao volante é uma prática que coloca a sua vida e a das outras pessoas em risco, portanto, não faça.

Qualquer tipo de uso do celular ao volante é um risco

Ainda que mandar mensagens de texto enquanto dirige seja a maior causa dos acidentes de trânsito, qualquer tipo de uso do smartphone ao dirigir é um risco.

Sendo assim, quando está conferindo o resultado da lotofácil com o sinal fechado ou em uma ligação no viva voz, está desviando sua atenção do trânsito.

Na primeira situação, está mais propenso a ser assaltado ou simplesmente fechar alguém ao sair por não ter visto que a pessoa estava vindo.

Já na segunda situação, você perde boa parte da noção auditiva do trânsito e pode acabar desviando a atenção para a conversa.

A consequência é uma probabilidade muito maior de causar algum acidente. Desse modo, mesmo a configuração de um aplicativo de GPS pode ser danosa a sua atenção.

Idealmente, faça tudo que precisa fazer em seu celular antes de sair com o carro e só o pegue novamente quando chegar em seu destino.

Como deixar o celular de lado enquanto dirige?

Algumas pessoas têm nomofobia, que é o medo de ficar sem celular. Neste caso, deixar o celular de lado enquanto estiver ao volante pode ser mais difícil, mas completamente possível.

Para essas pessoas, é recomendado que desligue o celular e o deixe no bolso. Assim, estará com ele, mas não prejudicará sua atenção ao trânsito e nem correrá o risco de ser punido.

Uma última dica é simplesmente colocá-lo no banco de trás. Dessa maneira, não corre o risco de parar para conferir alguma notificação ou algo do tipo.

Caso precise utilizar o celular por conta de algum aplicativo de GPS, você pode tanto comprar um aparelho GPS para substituir o uso do celular quanto baixar algum aplicativo que bloqueie o uso do celular durante o tempo do trajeto.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Maneiras eficazes de proteger a pintura do carro

Todo motorista gostaria de desfrutar de um carro brilhante pelo maior tempo possível sem arranhões e danos. Então, como proteger…

2 semanas atrás

7 dicas para economizar com acessórios para carros

Foto: https://www.pexels.com Os acessórios para carros são itenspensados para oferecer maior conforto e ainda melhorar a performancedo veículo. Mas sabemos…

5 meses atrás

Lançamentos: os carros aguardados no Brasil em 2022

Mais um ano novo chegando e o planejamento para lançamentos de carros continua em alta, isto é, há uma gama…

5 meses atrás

Carro elétrico no Brasil: preços, opções e tecnologias

O carro elétrico no Brasil ainda é algo distante da realidade de muitos, mas talvez num futuro próximo eles façam…

6 meses atrás

Saiba por que não se deve rebocar um carro elétrico

Saiba tudo sobre como transportar um carro elétrico caso apresente algum problema mecânico ou simplesmente falhas na bateria. Os carros…

6 meses atrás

Como Atrair Clientes Para Concessionárias Com Marketing Digital

Quando você é um revendedor de automóveis, um de seus objetivos é sempre atrair clientes em potencial para sua concessionária.…

6 meses atrás