Melhor carro para Uber: Em meio à crise econômica e ao desemprego, aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber, se transformaram na alternativa que muita gente encontrou para conseguir seu sustento.
Há também quem tenha largado um emprego formal para ter mais flexibilidade e ganhar mais, assim como pessoas que usam os apps para conseguir um dinheiro a mais todo mês.
Se você faz parte do grupo de pessoas que optou por se profissionalizar como motorista independente, escolher o melhor carro para Uber ou os demais aplicativos é uma coisa muito importante.
Antes de tudo, tenha em mente que nem sempre o veículo que você já tem na garagem vai servir: cada empresa tem suas exigências.
Se você estiver procurando carros usados ou novos para comprar, saiba que o preço não é o único fator relevante: quanto um veículo é usado de modo profissional, a escolha deve levar mais alguns detalhes em consideração.
Confira estes fatores que você não pode deixar de levar em consideração e escolha o melhor carro para Uber ou qualquer outro aplicativo:
O Uber tem três categorias de serviço: a primeira, Uber X, a intermediária, Select e a premium, Black.
Conforme a categoria sobe, aumenta o valor que o passageiro paga pela corrida. Consequentemente, as exigências quanto ao veículo também se tornam mais rigorosas. Veja:
Se você pretende rodar em outros aplicativos, as exigências são diferentes. As do brasileiro 99Pop são similares às da Uber, mas os carros têm que ser mais novos – modelo 2012, no mínimo.
No Cabify, também há restrição à cores. Nas palavras da empresa, o veículo tem que ser de “tons neutros ou escuros”.
Cabe a você definir em qual categoria e/ou aplicativo pretende trabalhar, para, só então, começar a procura.
Se você vai trabalhar com transporte de passageiros, é claro que seu carro não pode ser muito velho, tanto por questões de segurança quanto de conforto do passageiro.
As próprias empresas estabelecem parâmetros mínimos: atualmente, a Uber trabalha com o requisito mínimo de ano de fabricação 2007. A Cabify é um pouco mais exigente: o carro tem que ser, no mínimo, 2011. Já o 99Pop barra veículos fabricados antes de 2012.
É preciso ficar atento ao fato de que, conforme o tempo passa, a tendência é que as empresas ajustem os limites mínimos, de modo a manter a frota modernizada.
Ou seja: se você encontrar um carro por um preço excelente, mas que está muito próximo aos requisitos mínimos dos aplicativos, o barato pode sair caro! É possível que, em um ano ou dois, ele não possa mais rodar. Invista em um veículo mais novo!
Os motoristas de todos os aplicativos citados são autônomos. Deste modo, todos os custos devem ser cobertos por eles, inclusive combustível. Portanto, escolher um carro econômico é fundamental para que você lucre mais.
Assim, prefira carros famosos por “beber pouco” e que sejam manuais, já que o câmbio automático tende a aumentar o consumo de combustível.
Entre os compactos, alguns modelos que se destacam no quesito economia são: Citroën C3, Renault Sandero e Ford Ka. Já entre os sedans, qualificados para o Uber Select (e, dependendo dos adicionais, Black), alguns dos destaques são Nissan Versa, Chevrolet Prisma e Volkswagen Voyage.
Motoristas de aplicativos têm uma quilometragem diária muito acima da média. Esse fator puxa o seguro de seus veículos para cima, podendo facilmente custar até R$ 3 mil por ano.
Entretanto, há modelos que são célebres pelos seguros elevados, seja pelo custo da manutenção ou pela possibilidade de roubo.
Ou seja: antes de bater o martelo, faça simulações em várias corretoras. De nada adianta um carro ser barato se você terá que desembolsar uma pequena fortuna com o seguro!
O potencial de roubo, junto com a quilometragem, é outro fator que encarece o seguro. Entretanto, quando se trata de carros usados para dirigir em aplicativos, trata-se de uma questão se segurança.
Pense: você passará boa parte do tempo na rua, exposto a ameaças de todos os tipos. Além disso, se o carro for seu instrumento de trabalho, ficar sem ele causará transtornos e prejuízo: será preciso arcar com o custo do sinistro e a burocracia do seguro.
Alguns aplicativos têm restrições quanto às cores dos carros. Era o caso da Uber logo no início: com o aumento da demanda, a empresa deixou a exigência para trás. A exceção é se você pretende rodar no Uber Black – neste caso, o preto é o único tom aceito.
A Cabify, como mencionamos anteriormente, é rígida: o veículo tem que ser em tons neutros. Assim, se você quer ter a possibilidade de rodar em qualquer aplicativo, é melhor comprar um carro em cores como preto, branco ou prata.
Se você pretende dirigir profissionalmente, passará várias horas por dia diante do volante. Ou seja: é preciso pensar no seu conforto.
A melhor opção é fazer um test drive. Se você pretende optar por um modelo usado, vá a uma concessionária e faça o teste em um zero quilômetro. Avalie a maciez da direção, o conforto do banco e o tamanho do espaço do motorista. Sua saúde agradece!
Com tantas variáveis possíveis, escolher o melhor carro para Uber e outros aplicativos não é nada simples: é preciso levar em consideração as preferências do motorista e as exigências de cada empresa. Não tenha preguiça de procurar!
Você tem um carro que não preenche os requisitos e quer rodar mesmo assim? Má ideia: todas as empresas exigem que o veículo seja vistoriado antes que o motorista obtenha a permissão para rodar. Não adianta tentar dar jeitinho, é preciso se adequar!
Todo motorista gostaria de desfrutar de um carro brilhante pelo maior tempo possível sem arranhões e danos. Então, como proteger…
Segundo matéria publicada no jornal A Cidade On, utilizar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes.…
Foto: https://www.pexels.com Os acessórios para carros são itenspensados para oferecer maior conforto e ainda melhorar a performancedo veículo. Mas sabemos…
Mais um ano novo chegando e o planejamento para lançamentos de carros continua em alta, isto é, há uma gama…
O carro elétrico no Brasil ainda é algo distante da realidade de muitos, mas talvez num futuro próximo eles façam…
Saiba tudo sobre como transportar um carro elétrico caso apresente algum problema mecânico ou simplesmente falhas na bateria. Os carros…