Categorias Carros

Viajar de carro: 8 cuidados que você não pode viajar antes de conferir

Viajar de carro: fazer uma viagem de carro é uma ótima maneira de conhecer novos lugares. Mas é importante ter certeza que o veículo está em boas condições e não vai te deixar na mão.

Todas férias ou véspera de feriado as pessoas se planejam para viajar, sendo que muitas vezes usam seus carros para se divertir com a família ou os amigos.

Porém, nada mais frustrante do que uma viagem interrompida por um problema mecânico no carro. Um tempo muito precioso é perdido e a paciência vai embora. Portanto, é bom se preparar e certificar que seu carro está em boas condições antes de iniciar a viagem.

Veja abaixo algumas dicas simples para checar seu carro antes de pegar a estrada e diminuir as chances de ter algum problema na viagem.

Verifique os fluídos e filtros do motor

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é verificar os fluidos do motor. Geralmente basta abrir o capô e procurar pelos compartimentos de cada fluido, que possuem marcas indicando se o nível está adequado ou não. Verifique os seguintes fluidos:

  • Líquido do radiador
  • Fluído de freio
  • Óleo de motor
  • Fluído de transmissão
  • Fluído limpador
  • Fluído da embreagem (somente para veículos com câmbio manual)
  • Fluído de direção hidráulica

Verifique se todos os fluídos estão nos níveis corretos e com aparências limpas, está tudo bem.

Se eles estiverem com aparência ruim, talvez precisem ser trocados juntamente com seus respectivos filtros.

Se estiverem em boas condições, mas abaixo do nível correto, é preciso completar. Se tiver dúvidas sobre onde estão os reservatórios de cada fluido, verifique o manual do veículo.

Verifique as correias e mangueiras

Aproveite que está com o capô aberto e verifique a condição de qualquer uma das correias e mangueiras que você possa ver facilmente e cheque se não há nenhum tipo de desgaste, ressecamento e vazamentos.

Se você notar alguma coisa que pareça em mau estado, procure um mecânico da sua região e substitua qualquer coreia ou mangueira antes de partir para a sua viagem.

Verifique a bateria e os terminais

Confira se a bateria está em bom estado. O ideal é fazer o teste com um voltímetro, que deve estar configurado em 20 volts DC, medindo a voltagem dos terminais com o carro ligado. Uma bateria em bom estado deve ter voltagem acima de 12,5 V.

Se a voltagem estiver entre 11,8 e 12,3 volts, significa que a bateria ainda está com cerca de 75% da sua capacidade. Dependendo da duração da sua viagem, pode ser apropriado trocar a bateria antes de pegar a estrada.

Caso a voltagem esteja menor que 11,8 V faça a troca da bateria.

Além disso, verifique os terminais da bateria quanto à corrosão. Se houver acúmulo de corrosão existem receitas caseiras seguras que você pode usar para remover a corrosão e aumentar a vida útil da bateria.

Confira as soluções aqui. Se os terminais estiverem danificados ou se houver fios expostos, substitua-os imediatamente.

Verifique o estado geral e a pressão dos pneus

pneus

Certifique-se sempre de verificar o estado dos seus pneus antes de viajar.

Se você notar riscos ou protuberâncias nas paredes laterais, é indicado fazer a troca dos pneus. Além disso, se as bandas de rodagem estiverem muito desgastadas – pneus “carecas” – você também precisará substituí-los.

Os sulcos dos pneus, isto é, as riscas, precisam ter uma profundidade mínima para garantir a segurança do veículo.

Confira se a marca TBI ainda não foi atingida. É bom levar em conta também o desgaste ao longo da viagem, pois se você planeja fazer uma viagem longa convém contar que os pneus vão se desgastar na estrada.

Verifique também a pressão dos pneus e certifique-se de que a leitura de libras por polegada quadrada (PSI) coincide com a informação colocada no batente da porta lateral do motorista.

Além de garantir mais segurança, pneus bem calibrados diminuem o consumo de combustível do carro.

Verifique as pastilhas de freio

Se você não tiver certeza sobre a condição de suas pastilhas de freio, ou precisar de ajuda para determinar se precisa ou não as trocar, procure uma oficina para fazer a inspeção. Avise ao mecânico sobre sua viagem e a distância que planeja percorrer.

Verifique os filtros de ar

O filtro de ar do motor fornece ao seu motor ar limpo para um desempenho otimizado e também pode afetar a eficiência do consumo de combustível.

Se o filtro estiver rasgado ou estiver muito sujo a ponto de estar entupido, e bom remover o filtro antigo e instalar um filtro de ar novo.

Além disso, o carro também conta com o filtro de ar da sua cabine, também conhecido como filtro de ar-condicionado ou filtro de pólen.

Se esse filtro estiver sujo, você também precisará trocá-lo para garantir a qualidade do ar dentro do carro durante a viagem.

Verifique todas as luzes e setas

Viajar de carro

Verifique se todas as suas luzes, lanternas e setas estão em boas condições de funcionamento. Além de segurança para você e para os outros veículos, ter todas as luzes e lâmpadas do carro funcionando normalmente fará com que você não tome multas.

Para checar esses itens peça ajuda para um amigo por perto para garantir que tudo esteja funcionando enquanto você aciona os comandos no painel. Se alguma luz estiver queimada, troque-a imediatamente.

Verifique se você está carregando o peso adequado

Viajar de carro

Verifique se você não está carregando demais o seu carro conferindo a capacidade de carga do veículo impressa no manual do proprietário.

Em algumas marcas e modelos de carro, o número máximo de capacidade de carga fica impresso no mesmo adesivo que contém informações sobre a pressão dos pneus, localizada dentro do batente da porta lateral do motorista. Este peso inclui todos os passageiros e bagagem.

Se você estiver viajando com crianças, convém levar brinquedos ou aparelhos de entretenimento para mantê-los ocupados no caminho, pois viagens de carro podem ser muito tediosas para os pequenos.

Além disso, lembre-se de levar comida e água para a viagem para evitar ter que parar toda hora e atrasar a viagem.

Se você não se sentir confortável em realizar as verificações acima, procure uma oficina de confiança para fazer as inspeções ou consertar seu veículo antes de pegar a estrada. Boa viagem!

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Como o SEO ajuda a vender carros usados

Foi-se o tempo em que bastava ter apenas um site na internet para poder ter a chance de vender mais…

1 dia atrás

A importância da Educação Financeira na hora de comprar um carro

O carro sempre foi, e continua sendo, um dos principais sonhos do brasileiro. Todo ano é feita uma pesquisa chamada…

4 dias atrás

Os cuidados na hora de negociar o seguro de carro

Contratar um bom seguro de carro é muito importante para proteger condutores de acidentes, furtos e roubos. Se você quer…

3 semanas atrás

Quebrando Mitos: Gasolina x Álcool

Texto por Ricardo Arcuri. O fato de estarmos num País cheio de recursos naturais é como ser técnico de um…

1 mês atrás

5 dicas de como escolher o pneu certo para o seu carro

Você sabe como escolher o pneu certo para o seu carro? É possível que não saiba. Afinal, são diferentes tipos,…

1 mês atrás

Nova ferramenta: Concessionárias agora podem detectar mais facilmente probabilidade de inadimplência

Acaba de ser lançado no mercado a ferramenta Score que ajuda pequenas e médias empresas com questões de segurança e gestão de…

1 mês atrás