Categorias Carros Marketing

Como Atrair Clientes Para Concessionárias Com Marketing Digital

Quando você é um revendedor de automóveis, um de seus objetivos é sempre atrair clientes em potencial para sua concessionária.

Mas antes que sua equipe de vendas possa fazer sua mágica no chão de fábrica, você precisa dar aos clientes um motivo para seguir em sua direção. Então, como as concessionárias de automóveis atraem seus clientes?

Mais do que nunca, as concessionárias de automóveis precisam investir em ótimas táticas de geração de leads. Graças à Internet, os compradores têm acesso a mais revendedores e maior controle sobre o processo de compra do carro do que no passado.

Isso significa que menos clientes em potencial estão visitando sua concessionária como primeira etapa. Em vez disso, eles estão fazendo pesquisas para encontrar o melhor revendedor de automóveis e o melhor veículo para suas necessidades.

Sua estratégia de marketing digital para concessionária deve permitir que sua marca apareça e se destaque desde o início nas pesquisas. Você pode usar algumas estratégias abaixo para direcionar mais leads de qualidade para você.

Como as concessionárias de automóveis atraem clientes?

Trazer clientes para sua concessionária começa com técnicas eficazes de geração de leads. Depois de identificar seu público-alvo, seu trabalho é alcançar esses clientes em potencial onde eles já estão procurando marcas como a sua, tanto online quanto offline.

Vamos analisar algumas ideias de marketing de concessionárias que você pode usar para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Redes sociais

O uso da mídia social não está apenas se tornando uma parte mais importante de nossas vidas pessoais. Também influencia diretamente o processo de compra do carro. Ao comprar um carro novo, 90% dos consumidores que usam a mídia social para pesquisas dizem que isso influenciou sua decisão final, especialmente o Facebook.

Isso torna a mídia social um ótimo canal de marketing para as concessionárias de automóveis engajarem novos clientes (e reconquistar os existentes).

É possível capturar leads de mídia social de forma orgânica. Por exemplo, você pode:

  • Compartilhe postagens com links para páginas de destino relevantes em seu site
  • Adicione suas informações de contato ao seu perfil
  • Incentive os usuários a se inscreverem diretamente no seu Facebook Messenger

No entanto, se quiser os melhores resultados, você pode usar Instagram e Facebook Lead Ads, LinkedIn Dynamic Ads e anúncios pagos semelhantes.

Esses anúncios pagos não apenas permitem que você atinja um público-alvo altamente específico – garantindo que você alcance o público mais relevante – mas também permitem que você peça e colete números de telefone diretamente na plataforma.

O custo desses anúncios de geração de leads dependerá do público-alvo definido, mas você pode esperar que custem um pouco mais do que o anúncio padrão do Facebook.

No entanto, você obtém muito mais do que cliques, o que não garante nenhuma ação futura. Em vez disso, você ganhará um cliente potencial que entrou ativamente em seu funil de vendas.

Anúncios pay-per-click

Com os compradores de carros gastando cerca de 60% do tempo pesquisando online, é fundamental ter uma presença forte nos mecanismos de pesquisa.

Você pode colocar seu site instantaneamente no topo das páginas de resultados do Google usando anúncios pay-per-click (PPC), que permitem atingir um público específico e aparecer para palavras-chave relevantes.

Por exemplo, quando alguém em seu mercado-alvo pesquisa “concessionárias de automóveis” com intenção local, seu anúncio PPC pode levar seu site acima do primeiro resultado orgânico.

Parcerias locais

Você não precisa usar técnicas de marketing digital para atrair clientes para sua concessionária. Construir parcerias com outras empresas locais pode ser uma das melhores maneiras de obter leads de alta qualidade sem gastar um centavo (a menos que outras condições de pagamento sejam acordadas).

Quando você faz parceria com outros membros da indústria automotiva, aqueles que não são concorrentes diretos e podem complementar seu serviço, você inicia um relacionamento mutuamente benéfico que expande suas duas redes.

Programa de referência

A maioria dos profissionais de marketing concorda que os programas de referência oferecem um custo por lead menor do que qualquer outro canal.

Assim como obter o apoio de uma empresa local pode ajudá-lo a ganhar a confiança de seus clientes, obter o apoio de um cliente atual pode ajudá-lo a ganhar a confiança de seus amigos e familiares. Isso pode ajudá-lo a fazer uma venda de carro mais rápida.

Seu programa precisa dar a seus clientes um bom incentivo para indicá-lo às pessoas em sua rede. Para cada lead que você pode converter, você pode dar ao referenciador:

  • Um serviço de carro grátis (até um determinado valor)
  • Um vale-presente
  • Uma recompensa em dinheiro
  • Você pode até criar um programa de indicação para funcionários, dando-lhes bônus quando eles indicarem compradores de carros com sucesso.

Não importa para quem seu programa de indicações é criado, o valor exato da recompensa que você oferece depende de você. No entanto, lembre-se de que você não deve ser mesquinho, pois está vendendo um produto de alto valor.

Se você não tem orçamento para recompensas maiores, também pode oferecer recompensas menores para clientes que trouxerem um amigo que faça um test drive.

Eventos em sua localidade

Finalmente, participe de sua comunidade. A maioria dos compradores de carros escolherá a concessionária que oferece uma experiência de que gostam, independentemente do preço, portanto, patrocinar, hospedar e ter um estande em eventos locais são ótimas maneiras de construir relacionamentos em um nível mais pessoal.

Ao participar de eventos de outros organizadores, certifique-se de que os participantes estejam alinhados com o seu público.

Por exemplo, participar de uma feira de automóveis vale mais a pena por seu tempo e dinheiro do que um festival familiar em geral.

Para encorajar os participantes a fornecerem suas informações de contato, você também vai querer pensar em um incentivo, que pode ser tão simples como uma roda de prêmio ou tão grande quanto uma oferta de carro, com base em seu retorno do investimento esperado.

Ao realizar seu próprio evento, não se esqueça de que sua concessionária pode ser o seu local de encontro. Essa é uma ótima maneira não apenas de obter novos leads, mas também de colocar a comunidade sob o seu teto, para que eles sempre tenham você em mente.

Durante esses eventos, você pode oferecer test drives de um novo modelo de carro e ofertas de carros para atrair clientes, ao mesmo tempo que oferece vantagens gerais como comida, bebidas e jogos grátis para envolver a comunidade em geral.

Atrair e converter

Existem inúmeros métodos que você pode usar para atrair clientes para sua concessionária, tanto online quanto offline.

Hoje em dia, você precisa combinar táticas tradicionais e modernas para alcançar os clientes onde quer que eles estejam e, em seguida, atraí-los para sua marca.

Seu trabalho é tornar mais fácil para os compradores se tornarem seus clientes potenciais, e então seus clientes,  tornando-se disponível nas redes sociais, mecanismos de pesquisa, eventos e muito mais.

Se você deseja ampliar seus esforços de marketing depois de implementar essas táticas de geração de leads, verifique mais ideias de marketing de concessionárias de automóveis que você pode adicionar à sua estratégia, mas com certeza implementando essas dicas você já vai perceber uma evolução em seus lucros.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

Saiba por que não se deve rebocar um carro elétrico

Saiba tudo sobre como transportar um carro elétrico caso apresente algum problema mecânico ou simplesmente falhas na bateria. Os carros…

3 semanas atrás

Seguro Auto: O que você precisa saber antes de contratar

Quando compramos um carro, ele se torna um dos bens mais importantes que adquirimos, e uma das principais preocupações com…

3 meses atrás

Carro sustentável: conheça os modelos menos poluentes

É importante para todos os consumidores brasileiros conhecer os modelos de carros menos poluentes do mercado. Afinal de contas, as…

3 meses atrás

5 serviços que você não encontra em qualquer auto center

Fundador de rede de centros automotivos de São Paulo as dificuldades e vantagens de investir em serviços diferenciados Um auto…

3 meses atrás

SAIBA COMO O MARKETING DIGITAL PODE MELHORAR AS SUAS VENDAS EM 2021

Imagem: Pixabay Descubra como movimentar as suas vendas de forma simples e prática durante a pandemia Segundo o Instituto Brasileiro…

5 meses atrás

5 dicas de Marketing para oficinas de automóveis

Imagem: Pixabay Se você é dono(a) de uma oficina mecânica, você sabe que os clientes precisam de um empurrãozinho a…

6 meses atrás