Crédito da imagem: Tookapic/Pexels
Carros para a família: Descubra como esse tipo de automóvel pode melhorar ainda mais as suas viagens familiares.
Os melhores carros para a família são confortáveis, espaçosos, duráveis e bem construídos. Mas será que você sabe, ao certo, a diferença entre os carros comuns e aqueles destinados para famílias?
Acompanhe o post e confira curiosidades sobre esse tipo de veículo, alguns modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher o melhor carro familiar para você.
Aqui está uma breve descrição dos elementos-chave que costumam compor carros de família.
Todo mundo quer um veículo seguro, mas os compradores de carros para a família são ainda mais orientados para a segurança. Devido à finalidade a qual se destinam, esses tipos de automóveis costumam ter ótimas (senão as melhores) classificações de segurança disponíveis em suas classes.
A maioria dos carros para famílias existe há muito tempo e ganhou forte reputação em durabilidade e confiabilidade. Ou seja, são excelentes para levar aquela sua turminha levada de três e cinco anos de idade.
Mesmo em um veículo projetado principalmente para levar você e a família de um lugar a outro diariamente, a boa direção e a sensação de pedal podem fazer uma grande diferença.
Um veículo que vai, gira e para suavemente e da forma que você gosta é mais satisfatório e menos fatigante do que um com atrasos de aceleração ou resposta de frenagem não-linear, por exemplo. A boa visibilidade externa e a fineza do estacionamento também contribuem para a redução do estresse do motorista.
Um passeio suave, cabine silenciosa e assentos confortáveis ajudam a manter uma família feliz enquanto está em movimento. Recursos de conveniência também fazem uma grande diferença na experiência geral.
As portas deslizantes de algumas Chrysler Pacificas podem ser abertas com um movimento do pé quando as mãos estão cheias. Os assentos na segunda linha de alguns carros da Honda dobrarão e deslizarão para a frente com o apertar de um botão, garantindo fácil acesso à terceira linha.
E o Honda Odyssey oferece assentos na segunda fila que deslizam não apenas para frente e para trás, mas também de um lado para o outro. Com toda a carga e descarga que acontece em um carro familiar ocupado, os benefícios de pequenos toques como esses podem realmente aumentar ao longo dos anos.
Minivans e SUVs são os veículos para famílias mais amigáveis para carga na estrada.
O volume utilizável é um diferencial importante, mas também há outras vantagens, como pisos de baixa carga que facilitam o carregamento e o descarregamento de itens mais volumosos, bem como assentos de segunda e terceira fileiras que são dobrados e reimplantados com o mínimo de pensamento ou esforço.
Cadeirinhas de segurança são uma consideração extremamente importante para quem cuida de crianças, e carros para famílias sempre possuem espaço suficiente para encaixá-las, seja de qual tamanho for a criança e a cadeirinha em questão.
A tecnologia é um fator cada vez mais significativo em novos veículos e, para muitos compradores, é a parte mais interessante. Essa é a coisa divertida.
A conectividade do telefone Bluetooth e as portas USB são praticamente padrões neste momento, enquanto as câmeras retrovisoras, a entrada sem chave e a partida por botão estão indo nessa direção.
Em carros para a família, há muitos sistemas de entretenimento bons e fáceis de usar, com o recurso Apple CarPlay e Android Auto liderando o caminho até aqui.
Recursos como controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego e assistência de pista são úteis e reconfortantes na cidade e na estrada, enquanto câmeras e sensores de segurança e alertas de tráfego cruzado aumentam muito a segurança de navegação durante o estacionamento.
Abaixo você pode conferir 5 modelos de carros familiares que representam bem todas as características que acabamos de falar. Lembrando que os preços médios são referentes ao ano de 2018.
Com um porta-malas capaz de comportar até 700 litros, o modelo agrada pelas persianas nos vidros traseiros, que protegem as crianças do sol forte; e pela mesinha retrátil atrás dos bancos dianteiros (aquelas comuns em aeronaves), que prometem diminuir bastante os farelos de pão e biscoito na hora do lanche.
Além do porta-malas espaçoso, que comporta até 760 litros, o Tiguan tem uma tela touchscreen de 8’’ que permite acessar os aplicativos do seu smartphone no painel do carro e, ainda, um ar-condicionado com três zonas, que possibilita estabelecer diferentes temperaturas no interior do veículo. Ou seja, fim das brigas entre friorentos e calorentos.
Dentre os benefícios do Jeep Compass, há o banco do meio traseiro, que se transforma em um apoiador de braço com dois porta-copos; e os ganchos no interior do porta-malas, que permitem pendurar sacolas de compras, para que elas não fiquem soltas dentro do compartimento.
O C4 Picasso conta com um banco de passageiro dianteiro, que vem com uma extensão para que você possa alongar as pernas. No carro também tem um espelho junto ao retrovisor interno para que os pais possam ficar a viagem inteira de olho no que as crianças possam estar aprontando no banco de trás.
O motor do Equinox pode ser ligado à distância, na chave, e o porta-malas abre mesmo se as mãos estiverem ocupadas: basta ter a chave em um bolso e aproximar o pé do sensor no para-choque traseiro. Ah, e o carro também possui um alerta para evitar o esquecimento de pessoas no banco traseiro.
Você já fez uma tonelada de pesquisas on-line e conhece o carro que deseja (e precisa) para todas as compras de supermercado e diversão entre família nos fins de semana. No entanto, antes de entregar seu dinheiro suado ao vendedor, temos dicas rápidas para evitar arrependimentos após a compra do seu carro de família:
⦁ Leve a sua família para avaliar o carro junto com você.
⦁ Enquanto estiver verificando o potencial do veículo, considere o que será necessário para a sua família entrar e sair, especialmente se planeja transportar parentes idosos ou pessoas com necessidades especiais. Nem todo mundo pode subir facilmente na traseira de um SUV alto.
⦁ Se você está comprando um veículo com três fileiras de assentos, preste muita atenção à posição do assento da segunda fila, e como poderá afetar quem estiver sentado atrás dela. A terceira fileira pode ser um desafio para entrar, dependendo de como os lugares estão configurados na segunda fileira.
⦁ Assegure-se de que a última fileira tenha ventilação adequada. Os ocupantes traseiros têm controle de sua própria temperatura e fluxo de ar? Se durante o test drive você ouvir relatos de desconforto ou claustrofobia, preste atenção. Melhor saber agora do que no meio da estrada. Este também pode ser um bom momento para verificar quantas portas USB traseiras o veículo possui. E não se esqueça de contar os porta-copos.
⦁ Confira se o seu novo carro tem um estepe. Muitos veículos vêm apenas com kits de reparo de pneus e insufladores. As montadoras fazem isso para economizar espaço e peso. Se o carro que você escolheu não tiver um estepe, é bom providenciar um para não ser pego de surpresa caso um pneu fure no meio do nada.
⦁ Não se esqueça de trazer as cadeirinhas de segurança dos seus filhos, caso eles ainda as utilizem. É bom trazê-las para confirmar se o ajuste será fácil e apropriado.
Gostou de conhecer mais sobre os carros para famílias? Compartilhe o post nas redes sociais com seus parentes e veja o que eles também acham dessa aquisição.
Atualmente, vivemos em um tempo onde recursos como os naturais ou mesmo os financeiros passaram a ter um valor preponderante…
Você sabe o que é e quais são as funcionalidades de um motor elétrico? Sabe também como identificar os principais…
O sonho de possuir um bem material como um automóvel se faz presente na vida de várias pessoas por diversos…
Em análise feita pela equipe da CarroAluguel.com (portal especializado em locação de veículos), com base nos dados de mercado e…
A troca de óleo deve ser realizada em uma oficina mecânica e custa, em média, R$230. A troca de óleo…
Vai fazer aquela viagem de carro tão esperada? Então, certamente, você já deve saber que, apesar de parecer algo simples,…