Categorias Carros

O que é um câmbio CVT?

O que é uma transmissão continuamente variável ou câmbio CVT?

Câmbio CVT: Ao comprar um carro, você pode pensar que só tem duas opções de transmissão: manual ou automática.

Embora isso seja tecnicamente verdade, o mundo das transmissões automáticas mudou muito nas últimas décadas, e agora quase todas as montadoras oferecem uma transmissão continuamente variável, popularmente conhecida como câmbio CVT.

A primeira coisa que você notará ao dirigir um carro com um câmbio CVT é uma aceleração suave que não é interrompida pela mudança das marchas.

Alguns referem-se a um CVT como uma transmissão de velocidade única ou contínua devido à sua capacidade perfeita de alterar as relações de transmissão sem atraso.

O câmbio CVT possui um número infinito de relações de transmissão, permitindo que o motor opere em sua rotação mais eficiente em todos os momentos.

Para entender melhor se um carro equipado com CVT é ideal para você, vamos ver como eles funcionam e o que os diferencia das transmissões automáticas tradicionais.

Câmbio CVT x Câmbio Automático tradicional

Ao contrário de um câmbio automático tradicional, o câmbio CVT não contém várias marchas fixas.

À medida que as montadoras buscam métodos para aumentar o desempenho e a economia de combustível, algumas adicionaram até dez relações de marchas separadas em suas transmissões automáticas tradicionais em um esforço para otimizar o RPM do motor.

O problema aqui é duplo: há uma perda de energia cada vez que a transmissão muda de marcha, além de um número limitado de potenciais relações de transmissão.

É aí que um câmbio CVT tem uma enorme vantagem. O câmbio CVT usa duas polias em forma de cone, de diâmetro variável, conectadas por uma correia de aço.

Uma polia é conectada ao eixo de entrada do motor e a outra ao eixo de saída que envia energia para as rodas.

Um lado de cada polia é fixo enquanto o outro é movido por um cilindro hidráulico.

câmbio cvt

O cilindro é capaz de ajustar a folga entre cada metade da polia, o que altera o diâmetro da polia e permite que o eixo de saída gire em diferentes velocidades.

Como resultado, um câmbio CVT nunca perde potência enquanto altera as relações de transmissão e sempre roda no RPM ideal.

O câmbio CVT oferece muitas vantagens, mas também existem algumas falhas inerentes. Vamos entender os aspectos positivos e negativos do câmbio CVT.

Vantagens de um CVT

câmbio cvt
Foto: Auto Esporte

Economia de combustível

Como o motor está sempre funcionando na rotação ideal, a economia de combustível aumenta em cerca de 6%, de acordo com estudos de agências especializadas em eficiência energética como a EPA do governo dos EUA.

A transmissão continuamente variável é capaz de fazer isso através do monitoramento constante das condições de direção e ajuste da relação de marchas para garantir que o motor trabalhe apenas o quanto for necessário.

Isso se traduz em economia de dinheiro ao longo do tempo.

Entrega de potência suave: com um CVT, não há atrasos toda vez que a transmissão precisa ser aumentada ou diminuída.

Seu motor é mantido em RPM constante e não está constantemente aumentando ou diminuindo o número de rotações à medida que você acelera ou freia o carro.

Uma situação que exemplifica bem isso é uma subida íngreme.

Enquanto um câmbio automático tradicional se esforça para encontrar a marcha ideal e, muitas vezes, muda de marcha várias vezes no processo, um câmbio CVT se mantém estável e continua a subir sem interrupções.

Menor custo inicial: o câmbio CVT contêm menos peças do que os câmbios automáticos tradicionais e são menos caros de produzir.

Além de suas vantagens mecânicas, o câmbio CVT é a principal escolha dos fabricantes de automóveis híbridos e elétricos, pois ajudam a reduzir o custo de um carro que, de outra forma, seria mais caro.

Simples, leve e compacto

O câmbio CVT é um tipo de transmissão muito básica. Como ele não contém várias engrenagens e outras peças, ele pode ser armazenado em um compartimento menor.

Isso contribui para uma transmissão leve e compacta que pode ser usada em muitos modelos diferentes de veículos.

Desvantagens de um CVT

Câmbio CVT
Foto: QC Veículos

Experiência de condução

Embora isto seja completamente subjetivo, muitos motoristas que dirigem carros equipados com câmbio CVT pela primeira vez podem sentir uma sensação de desconexão com o carro.

Os carros equipados com CVT podem passar uma percepção ao motorista que são ligeiramente “macios” e “escorregadios”, especialmente quando aceleram rapidamente.

Num câmbio tradicional, normalmente há uma mudança brusca ao acelerar rapidamente. Com um CVT, o envolvimento é suave e menos dramático.

Alguns podem perceber isso como uma aceleração mais lenta ou mais fraca, mesmo que, na verdade, seja mais eficiente e mais rápida.

O som do motor também pode causar estranhamento nas pessoas, já que a CVT produz um zumbido mais constante em comparação a um carro que muda constantemente de marcha.

Isso pode soar como um carro que está preso em uma marcha baixa ou até parecer como uma transmissão fraca.

Para evitar essa sensação, algumas montadoras programam falsos sons de troca de marcha para fazer com que os motoristas se sintam mais acostumados com a direção de um carro com câmbio CVT.

Custo de reparo

Ironicamente, o menor custo inicial de produção do câmbio CVT ainda não se traduz em um custo de reparo mais barato.

Muitas vezes, um câmbio CVT com defeito exigirá uma substituição completa devido a danos causados ​​pelas peças com falha.

As peças individuais podem ser caras e difíceis de encontrar, e nem todas as oficinas conseguem consertar um câmbio CVT.

Além disso, o câmbio CVT ainda não dura tanto quanto os câmbios automáticos tradicionais.

Vale a pena levar isso em conta se você planeja manter seu carro após o período de garantia da montadora, que varia de um a cinco anos, dependendo da marca.

Resumo

O câmbio CVT percorreu um longo caminho até chegar na tecnologia atual e, na maioria das vezes, suas vantagens superam suas desvantagens.

Faça um test drive comparando todas opções de transmissão e considere uma garantia estendida se você planeja ficar com um carro com câmbio CVT por um prazo longo.

Publicado por
veiculosnaweb

Notícias recentes

É Necessário Aplicar Pesquisa de Satisfação no Setor Automotivo?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta de gestão que deve ser aplicada em todos os setores. Engana-se quem pensa…

2 semanas atrás

Como escolher seu 4×4

Você gosta de viver aventuras dentro do seu carro? Quer curtir a natureza e o off-road, mas seu carro não…

2 semanas atrás

Saiba como comprar seu carro ou moto usado com segurança!

Vai trocar de carro? Precisa de uma moto nova? Semi-novos e usados sempre são uma opção interessante para o bolso.…

3 semanas atrás

Conheça o compressor de ar-condicionado Denso para Chevrolet e Fiat

Ter um ar-condicionado automotivo atualmente é extremamente útil, seja para o uso do veículo naqueles dias de clima mais intenso,…

3 semanas atrás

Como escolher entre carro ou moto – Qual é melhor pra você?

A decisão entre comprar um carro ou uma moto é sempre muito difícil. Se, por um lado, um carro oferece…

1 mês atrás

Dicas para montar uma loja de som automotivo

Está querendo começar uma loja de som automotivo, mas ainda não sabe como fazer isso ao certo e está perdido…

1 mês atrás